Você quer aumentar a receita do seu escritório contábil?
De acordo com Jay Abraham, um famoso estrategista de marketing, existem 3 estratégias principais para aumentar o faturamento de qualquer empresa.
Neste texto, vamos explicar quais são elas, para que você descubra qual a mais adequada para o seu negócio.
1- Vender para novos clientes
Conquistar novos clientes é a chave para vender mais e, claro, aumentar o
faturamento. Para isso, você pode investir em uma boa campanha de divulgação nos veículos da sua cidade e nas redes sociais, que atualmente são a principal forma de promover produtos e serviços para pequenas e médias empresas.
2- Aumentar o valor dos produtos/serviços (ticket médio)
Campanhas de marketing geralmente não dão um retorno tão rápido quanto o esperado. Neste caso, você pode elevar o valor do seu ticket médio, que vai aumentar o faturamento e o seu lucro — o que é muito bom para a saúde financeira da sua empresa.
3- Vender mais para os clientes já existentes
Sabemos que, muitas vezes, aumentar o preço pode deixar os clientes
descontentes, provocando o efeito inverso. A solução, então, seria vender mais para os clientes que você já tem. Mas como isso é possível?
Seth Godin, outro estudioso do Marketing, defende que “não se deve procurar clientes para os seus produtos, e sim, procurar produtos para os seus clientes”. O que ele quer dizer com isso é que, quanto melhor o seu relacionamento com seu cliente, mais confiança ele terá em você e fará mais negócios.
Mas, para isso, você precisa ter outros produtos e serviços a oferecer, sejam seus ou de parceiros.
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Qual seria então a melhor estratégia?
A maioria dos empresários de contabilidade acha que é muito difícil buscar a segunda ou a terceira alternativas. Por isso, acaba se concentrando apenas em buscar novos clientes para o escritório. Só que, para atrair mais clientes, se você não tiver um diferencial, terá que baixar o preço do serviço, já que a concorrência é muito grande.
Não há problema em trabalhar preços mais baixos, mas para que seu lucro não diminua, será necessário reduzir muito os seus custos internos. E isso se faz investindo na otimização do processo contábil — ou seja, em automatização —, para que os novos clientes não gerem mais custos para o escritório.
Então, antes de pensar em aumentar sua base de clientes é preciso reduzir o trabalho manual e fazer a integração contábil do seu cliente. Assim, será possível obter mais eficiência.
Escolha um nicho de mercado e entenda profundamente as suas necessidades
É importante considerar as outras duas estratégias para aumentar o faturamento do seu negócio, principalmente a de oferecer mais serviços ao seu cliente. Nesse aspecto, algo que tem funcionado bem para alguns escritórios é focar em um nicho de mercado, entender profundamente as suas necessidades e desenvolver um serviço personalizado.
Quanto mais você conhece o segmento, mas fácil se torna para você oferecer serviços especializados, por exemplo, uma consultoria para melhoria de processos, ou mesmo uma ferramenta de gestão financeira. Com isso, você agrega valor aos seus serviços, consegue se diferenciar no mercado e pode até aumentar seus preços.
Estas são algumas medidas que podem dar resultado a curto prazo, se bem aplicadas. Então, não perca tempo e comece a estudar a melhor forma de aumentar o faturamento do seu escritório de contabilidade.
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