As empresas de contabilidade online não param de crescer e aumentar seus lucros. Quer saber como? Conheça 5 estratégias que elas utilizam.
Por que as empresas de contabilidade online não param de crescer? Se ainda não sabe a resposta, este artigo foi feito especialmente para você!
Revelamos 5 táticas fundamentais que elas usam para aumentar a rentabilidade e ampliar a participação no mercado contábil, e que também podem ser adotadas na sua empresa. Acompanhe no artigo abaixo!
1- Utilização de ferramentas de marketing digital para aquisição de clientes na contabilidade online
As empresas de contabilidade online exploram um modelo de negócio de baixo custo, por isso precisam alcançar o maior número de potenciais clientes para obter lucros.
E essa é a maior vantagem do marketing digital, pois todas as suas ferramentas possibilitam segmentar ao máximo a divulgação de um anúncio ou conteúdo, para que ele seja visto pelo maior número de pessoas dentro do seu público-alvo.
Confira o que as empresas de contabilidade online fazem para adquirir novos clientes e aumentar seus lucros.
Site / redes sociais
Montar um site com domínio próprio (http://nomedaempresa.com.br) é o primeiro passo para fomentar sua presença online. Inicialmente, ele deve conter um design atraente e de fácil navegação, para que os visitantes visualizem as informações principais da sua empresa logo de cara. Outro ponto muito importante é que seu site deve ser acessível em todos os dispositivos (computador, celular, tablet).
Recomendamos a contratação de um bom webdesigner para construir a sua página na web.
Quanto às redes sociais, você mesmo pode criá-las com o nome da sua empresa. Não deixe de ter perfis no Facebook, Instagram, Linkedin e outras plataformas de acordo com o perfil do seu cliente, pois eles são um canal fundamental para atrair mais pessoas interessadas nos seus serviços.
Produção de conteúdo
Mas não adianta ter um site com design atraente e perfis em todas as redes sociais se você não produzir bons conteúdos para divulgar.
Para atrair seus potenciais clientes e aumentar os lucros na contabilidade, você deve publicar conteúdos de interesse para sua audiência e, principalmente, que ajudem essas pessoas a lidar com os seus desafios diários.
O ideal é montar um cronograma de publicações, mantendo esses canais sempre atualizados.
Otimização para ferramentas de busca
Mais conhecida como SEO (Search Engine Optimization), a otimização para as ferramentas de busca é essencial para que seu site apareça entre os primeiros resultados quando alguém buscar por serviços de contabilidade na internet.
Um bom planejamento de SEO envolve a descoberta de palavras e termos que os usuários da busca utilizam ao procurar por esse tipo de serviço.
Propaganda online (Google /Bing Ads)
Se para aumentar a receita do seu escritório contábil é preciso dar mais visibilidade a ele na internet, o jeito mais fácil de fazer isso é investir em anúncios pagos. Com uma quantia muito menor (se comparada às formas de publicidade tradicionais), você pode fazer com que sua empresa apareça no topo dos mecanismos de busca e, assim, atrair mais visitantes ao seu site.
Entenda como funciona o sistema de anúncios pagos do Google nesta entrevista exclusiva do CIOnaNuvem com um especialista na ferramenta.
Assista o vídeo:
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2- Metodologias avançadas para qualificação e fechamento de clientes
A etapa de qualificação consiste em saber que tipo de cliente você estará apto a atender, bem como aqueles que se adequam melhor aos seus processos. No entanto, só é possível fazer a qualificação depois de efetuar a segmentação de clientes.
Na contabilidade online, o processo é iniciado assim que um visitante acessa o site, por meio de um chatbot (atendente virtual) que apura se ele é ou não um potencial cliente.
Confira aqui os detalhes de como é feita a qualificação de clientes na contabilidade online.
Depois, vem a fase mais crítica: o fechamento. É nesse ponto que o contratante é informado sobre o valor dos serviços, o que está incluso no pacote escolhido e as formas de pagamento, sendo convidado a fechar a compra em seguida.
Durante o fechamento, todo cuidado é pouco para evitar a evasão do usuário, o que é bem comum na aquisição de serviços online.
Por isso, uma tática muito utilizada nesse momento são as mensagens na tela, os famosos pop-ups, com o objetivo de quebrar objeções e evitar que a pessoa “abandone o carrinho”.
As mensagens fornecem outras formas de contato para o esclarecimento de dúvidas, como telefone e e-mail.
3- Oferta de planos de contabilidade online com valores mais altos e cobrança por serviços avulsos
Em 2019, a Contabilizei, maior empresa de contabilidade online do mercado, lançou novos planos e elevou o valor dos seus serviços.
Para justificar o aumento dos preços, ela investiu na personalização e na humanização do atendimento.
Por exemplo, no pacote básico, que inicia em R$ 89, os clientes são atendidos somente pela plataforma ou e-mail.
O avançado, que custa a partir de R$ 149, oferece o atendimento via Whatsapp.
Já o Premium dá direito ao contato via Whatsapp ou telefone em horário estendido (das 9 às 22h), além de um contador exclusivo, que será o principal ponto de contato entre a empresa e o cliente. Este pacote é o que tem valor mais alto, não saindo por menos de R$ 389.
Apesar de a automatização de processos ser uma forte tendência no setor contábil, a Contabilizei ouviu seus clientes e identificou que uma parcela deles preferia ser atendidos por pessoas e não por máquinas, e estavam dispostos a pagar por isso.
Além disso, essa mudança de estratégia demonstra que eles estão focando em empresas que podem pagar um valor maior pelos serviços, diversificando sua base de clientes, escalando ainda mais o negócio e aumentando os lucros.
Outra forma que a contabilidade online encontrou para ampliar receitas é de cobrar por serviços que estão fora do pacote básico, como a reemissão de guias de impostos e de boletos, que trazem uma grande rentabilidade para a empresa por serem 100% automatizados.
4- Foco na plataforma online e no autosserviço
Na contabilidade online, boa parte das tarefas podem ser executadas pelo próprio consumidor, como a emissão de notas fiscais, download de guias para pagamento de impostos, informações sobre Prolabore, movimentações bancárias, dados relativos à folha de pagamento, entre outros.
Em suma, todas as informações e documentos que o usuário necessita estão disponíveis no sistema, e ele pode acessá-las sem recorrer ao atendimento da empresa, o que acaba sendo mais prático no dia a dia.
Você também pode levar esse ambiente digital para o seu escritório, utilizando ferramentas para armazenamento e organização de documentos online. Veja como transformar o seu escritório em uma contabilidade digital lendo este artigo.
5- Fluxo de atendimento padrão
Se há uma coisa que todos os empresários devem se preocupar é com a qualidade dos serviços prestados e do suporte.
Não é à toa que a contabilidade online investe continuamente em melhorar a experiência do cliente, apostando no tripé ferramentas, processos e pessoas.
Com a utilização da tecnologia, empresas de qualquer porte ou segmento podem ter um fluxo de atendimento automatizado, controlando melhor as demandas que chegam e também os prazos de resposta (SLA).
Caso você ainda não tenha um processo de atendimento padronizado no seu escritório, é importante pensar em fazê-lo o quanto antes, pois isso evita falhas da sua equipe e, em consequência, insatisfação dos clientes.
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