Você sabe o custo de cada cliente seu? Não? Descubra porque essa informação é importante e conheça duas ferramentas gratuitas para fazer o cálculo.
Muitas vezes, não nos preocupamos ou esquecemos de calcular os custos por cliente, por conta do grande volume de tarefas no escritório.
Porém, esse dado é indispensável para descobrir se o seu preço final é o correto ou se está abaixo do necessário para obter uma boa margem de lucro.
Neste artigo, já introduzimos o assunto, falando sobre a importância desse processo e seus conceitos básicos.
Agora, é hora de aprofundar um pouco mais e apresentar duas formas de calcular o custo operacional de cada cliente para o seu escritório, de maneira simples e muito rápida.
Porque, com a aplicação da tecnologia, tudo fica mais fácil.
Confira mais esta dica exclusiva do CIOnaNuvem, que trará melhores resultados para sua empresa!
Como fazer a apuração de custos por cliente
A conta é bastante simples. Tudo que você precisa é de um controle de horas para registrar o número de horas que você ou seus funcionários dedicam a cada cliente e cada processo.
Depois, é só multiplicar pelo valor da hora de trabalho.
Mas, antes, é preciso explicar a todos os integrantes da sua equipe o funcionamento e os benefícios desse controle, uma vez que cada colaborador deve ser responsável por registrar o período de trabalho com cada cliente.
Note que os registros devem ser feitos no mesmo dia, evitando, assim, esquecimentos ou informações que não reflitam a realidade.
Conheça agora duas ferramentas gratuitas e muito eficazes para controle de horas e escolha a mais adequada para sua empresa.
Timesheet baseado no Excel
Com uma planilha básica de Excel ou Google Docs, você poderá obter esses cálculos automaticamente, sem nenhuma complicação.
Para não perder muito tempo montando a tabela, o CIOnaNuvem tem um presente para você! Clique aqui e baixe um modelo de timesheet no Excel gratuitamente!
Os dados contidos no documento são fictícios, então basta substituí-los pelos da sua empresa e estará tudo pronto para fazer a sua apuração de custos por cliente!
Importante: Nesta videoaula que faz parte do minicurso: 5 passos para aumentar lucros e atender mais clientes, um conteúdo exclusivo do CIOnaNuvem, eu mostro como utilizar a planilha, de forma compartilhada, utilizando uma solução de gestão de documentos na nuvem, como o SharePoint ou o OneDrive.
Dica: Se você trabalha com a plataforma Google, converta a planilha para Google Sheet e utilize o Google Drive para armazenamento e compartilhamento junto a equipe.
Timesheet com o Clockify
O Excel é realmente a forma mais prática e conhecida para desenvolver um timesheet.
No entanto, existem outras ferramentas muito mais avançadas para monitorar as horas de trabalho sem ter que se preocupar em anotá-las ao final do dia, como é o caso do Clockify.
Com um funcionamento inteiramente na nuvem (direto do seu navegador da web), esse aplicativo é um time tracking, ou seja, ele atua basicamente como um cronômetro.
Basta escolher o cliente, descrever a tarefa a ser executada, acionar o contador de tempo e parar assim que terminar. Dessa forma, você terá o tempo exato que foi gasto na atividade.
E tem mais: fazendo os registros corretamente no Clockify, ele gera relatórios que indicam, por exemplo:
- Quantas horas foram gastas com cada cliente por mês ou por semana?
- Quanto você gasta com cada colaborador por cliente?
- Qual o tipo de tarefa que toma mais tempo de sua equipe?
Tais informações são extremamente úteis para o planejamento da equipe e a otimização de tarefas.
Você pode ainda baixar o aplicativo para o seu smartphone (disponível para IOS e Android) o que torna o registro das tarefas ainda mais prático!
E você pode ter acesso a tudo isso sem investir um centavo, pois a ferramenta é totalmente gratuita!
O único ponto de atenção é que ela ainda não possui uma versão em português. Mas, se tiver dificuldades com o inglês, um bom tradutor online pode ajudar.
Confira no vídeo uma demonstração prática de aplicação das duas ferramentas de timesheet:
Além da apuração de custo por cliente, o timesheet é uma solução que visa organizar melhor as rotinas do escritório e avaliar o nível de produtividade da sua equipe. Portanto, não perca tempo e implemente já o seu, baixando o modelo do Excel ou experimentando o Clockify.