Nos textos anteriores, contamos como as ferramentas e processos podem tornar seu escritório mais competitivo. Agora, chegou a vez de falar do principal: as pessoas.
Existem gestores que se preocupam muito com as ferramentas e os processos, mas esquecem que as pessoas precisam estar no centro dessa estratégia. Elas devem ser devidamente capacitadas para executar os processos e lidar com a tecnologia, caso contrário, todo o seu investimento de tempo e dinheiro irá por água abaixo.
Por isso, o terceiro e último texto da série Concorrência na Contabilidade é dedicado ao ativo mais importante da sua empresa: os colaboradores. Afinal, como fazer para garantir o bom desempenho da equipe e conquistar o mercado?
A resposta você confere nos próximos parágrafos.
1. Seja um líder aberto e participativo
Esqueça a hierarquia. Esse é um conceito de gestão ultrapassado. Um bom gestor não é aquele que sabe apenas planejar, mandar ou delegar.
Ele tem a consciência de que não é só o cliente que tem razão. Por isso, faz questão de estar ao lado — e não acima — dos funcionários e ouví-los, entendendo suas necessidades, sugestões ou críticas.
Assim, consegue estabelecer a confiança e manter um bom clima interno, o que é essencial para garantir o bom desempenho da equipe.
2. Ofereça aperfeiçoamento contínuo para garantir o bom desempenho
Para que a mudança de uma ferramenta ou processo seja efetiva, é preciso preparar os funcionários, não apenas no aspecto técnico — saber manusear as máquinas e sistemas, mas também para as mudanças de comportamento necessárias.
Qualquer mudança na rotina da equipe pode impactar significativamente a produtividade, por isso, é fundamental oferecer treinamentos e acompanhar a evolução de cada um, garantindo que as entregas não sejam afetadas.
Aliás, o mais importante é trabalhar primeiro a mentalidade da equipe, para depois apresentar as novas ferramentas.
3. Tenha uma comunicação transparente
Sabendo disso, é imprescindível manter um ou mais canais de comunicação direta, tanto com funcionários quanto com clientes.
É preciso criar um fluxo e fazer com que todos tenham acesso às mesmas informações, para que tudo ocorra com a maior transparência possível, pois as falhas de comunicação podem ocasionar erros graves e até desentendimentos entre funcionários e clientes.
Mas não é nada que uma boa tecnologia não possa solucionar. Você já pensou em centralizar a comunicação com seus parceiros e equipe em uma Intranet ou até criar uma rede social interna, com o Yammer? Ou mesmo adotar um aplicativo de chat para falar diretamente com os clientes?
Todas essas ferramentas já são bastante utilizadas em empresas de todos os portes, possibilitando uma comunicação mais ágil e transparente.
4. Implante um sistema de avaliação de desempenho
A princípio, a avaliação de desempenho pode assustar algumas pessoas e até gerar certa resistência, no entanto, é uma medida extremamente necessária para garantir que todos permaneçam engajados e executem um bom trabalho.
Para isso, os membros da equipe devem ter metas concretas dentro do período que o gestor definir (mensal, semestral, anual).
Lembre-se: metas e objetivos têm conceitos diferentes. Veja a explicação aqui.
Sem dúvida, aplicar uma avaliação periódica ajuda a melhorar o desempenho do time e alavancar os negócios, pois os funcionários realmente comprometidos vão se empenhar ainda mais para cumprir suas metas; já aqueles que não estiverem “vestindo a camisa” da empresa poderão ser facilmente identificados.
Os resultados de uma avaliação de desempenho bem-sucedida poderão ser vistos lá na frente, com a satisfação dos clientes.
5. Crie recompensas para reter e valorizar os melhores
Como você já deve imaginar, em um processo de gestão de pessoas e avaliação de desempenho, não pode faltar o reconhecimento. E não se engane: reconhecimento não é apenas agradecimento.
É necessário criar recompensas reais aos colaboradores que mais se destacarem, criando um clima de competição saudável dentro da equipe.
Aumento de salário, bônus, participação nos lucros, brindes, viagens. Definitivamente, a recompensa é um fator que eleva a motivação e faz com que os funcionários queiram se aperfeiçoar, melhorando a qualidade dos serviços.
Como se não bastasse, também contribui para a retenção de talentos, afinal, quando o colaborador se sente recompensado, não pensa em ir para a concorrência.
Embora muitas vezes seja difícil fazer uma gestão de pessoas eficiente, não é segredo que é a capacidade da equipe que faz a empresa crescer e ser mais competitiva.
Ocorre que o gestor também é responsável pelo bom (ou mau) desempenho dos funcionários, porque ele precisa dar condições para que as pessoas consigam fazer bem o seu trabalho.
Uma empresa sem as ferramentas e os processos eficientes pode sobrecarregar os funcionários e gerar desmotivação.
Por outro lado, realizar qualquer mudança sem preparar as pessoas pode fazer o mesmo. E você não pode permitir que isso aconteça na sua empresa.
Agora que você já sabe tudo o que é preciso para ganhar da concorrência na contabilidade — ferramentas certas, processos bem definidos e pessoas motivadas para fazer um bom trabalho — aproveite e compartilhe este conhecimento com sua rede!