De vendedora à empresária poderosa: saiba como empreender e ter sucesso com a mulher que construiu uma das maiores redes de varejo do país.
O crescimento do Magazine Luiza parece não ter limites. Faltando menos de dois meses para encerrar o ano de 2019, as ações do Magalu são a grande estrela na bolsa de valores, onde já subiram mais de 80% no ano, levando a rede varejista ao patamar de R$ 65 bilhões de valor de mercado, de acordo com a revista Exame.
O sucesso é tão grande que a empresária Luiza Trajano não consegue mais dar conta dos mais de 300 pedidos que recebe mensalmente para palestrar em eventos por todo o Brasil.
Neste post, você vai saber como ela criou uma das maiores lojas de departamentos do país.
Magazine Luiza: como foi construído um império do varejo
Dona Luiza, como ela é popularmente conhecida, possui uma fortuna pessoal de mais US$ 2,5 Bi de acordo com a revista Forbes. E, além de comandar a rede varejista, também lidera o Grupo Mulheres do Brasil, composto por mais de 4.000 mulheres que trabalham pela promoção do empreendedorismo feminino.
Do alto dos seus 68 anos e de sua simplicidade típica do interior paulista, a empresária compartilhou sua experiência no evento Welcome Tommorrow, destacando os 5 valores da cultura do Magazine Luiza que mais contribuíram para o sucesso da rede varejista.
Assista o vídeo:
Continue a leitura e aprenda as 5 lições práticas para empreender com uma das maiores empreendedoras do Brasil!
1- Tenha um Propósito
Gerar empregos. Desde o início, esse foi o maior propósito do Magazine Luiza; primeiro para a família, depois para a cidade de Franca, e por fim para todo o Brasil.
E foi isso que motivou Dona Luíza a não concordar em separar a operação física da digital, logo após o lançamento das ações do Magalu na Bolsa, contrariando o que todos os estrategistas diziam.
Assim foi feito, e o grupo segue forte com a estratégia de combinar os investimentos no meio digital — como a aquisição da Netshoes — e a expansão das lojas físicas, em especial nas regiões norte e nordeste, onde apenas no estado do Pará, o Magazine Luiza gerou mais de 2.000 empregos no ano de 2019, para orgulho da Dona Luiza e felicidade dos trabalhadores.
Na sua empresa você pode fazer o mesmo. Tenha um grande propósito, deixe bem claro para todos os colaboradores e seja fiel a ele em todos os momentos.
A ciência já provou que, mais do que dinheiro ou status, é o senso de propósito, de fazer parte de uma missão, que mais motiva as pessoas a superarem as dificuldades.
2- Foque nas Pessoas
Luiza Trajano percebeu que, para crescer e competir em igualdade com os gigantes do setor, seu desafio seria conciliar três fatores:
VELOCIDADE + QUALIDADE NO ATENDIMENTO + RENTABILIDADE
Porém, nada disso seria possível sem pessoas comprometidas e engajadas. Por isso, começou a investir pesado em boas práticas de seleção e retenção de talentos.
Tais políticas são baseadas em um valor caro para a executiva: a empatia, isto é, a habilidade de se colocar no lugar do outro.
E ela faz questão de colocar esse conceito em prática fazendo a clássica pergunta “Quer ser feliz ou ter razão?” —, que significa que, na maioria das vezes, é melhor não discutir para não estragar o relacionamento com o cliente.
É por conta de atitudes como essa que, há mais de 20 anos, o Magazine Luiza figura entre as 10 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil.
Organizado pelas revistas Exame e Você S/A, o ranking classifica as melhores práticas de gestão nas organizações, ou seja, esse reconhecimento não é pouca coisa!
3- Seja muito bom em vendas — e encoraje seus colaboradores a serem também
Vendedora desde os 12 anos de idade, Luiza descobriu seu talento nato por um desejo simples: ela queria juntar dinheiro para presentear os amigos no Natal.
Desde então, nunca mais parou de vender. A paixão pelo comércio é tanta que ela faz questão que todos os seus funcionários se vejam como vendedores e tenham orgulho disso. Afinal, nenhuma empresa sobrevive sem vendas.
No entanto, apesar de reconhecer que metas e comissões de vendas são importantes para estimular o bom desempenho, ela ainda não estava satisfeita, pois queria que todos os colaboradores pensassem e agissem como “donos da empresa”.
Para isso, entrou na “briga” com o sindicato da categoria e garantiu que todos os seus funcionários (incluindo os que não tem contato direto com o cliente) tivessem uma participação nos resultados da companhia.
Esse é um exemplo de como uma boa administração vai além da organização e controle de custos: exige, também, muita coragem e ousadia.
4- Atualize-se — e rápido!
Na era digital, onde grandes transformações acontecem o tempo todo, conhecimento é poder.
Por isso, manter-se atualizado é primordial para vencer.
Como grande empresária, Dona Luiza entende que as empresas precisam aprender e se adaptar de forma cada vez mais rápida, e que só há um caminho possível: inovar constantemente sem medo de errar, pois os erros são parte do processo de aprendizagem e crescimento.
5- 3 Perguntas que todo empresário deve fazer à sua equipe
Por fim, a executiva fechou a palestra revelando as 3 perguntas que são feitas periodicamente a todos os funcionários do Magalu:
- O que a empresa faz bem e deve continuar fazendo?
- O que a empresa não faz e deveria começar a fazer?
- O que a empresa faz e não deveria mais fazer?
Não importa o tamanho da sua empresa, você também pode e deve fazer o mesmo, pois questões como estas irão ajudá-lo a enxergar outros caminhos.
Então, o CIOnaNuvem desafia você também a fazer este exercício: anote em um caderno ou no seu computador 3 respostas para cada uma das questões acima.
E, a partir das respostas, escolha uma ação e comece a praticá-la a partir de hoje.
Não deixe para amanhã, nem para a próxima semana. É hoje mesmo!
Se tem algo que não está dando certo, a única solução é mudar.
Combinado? Faça a experiência e compartilhe conosco aqui nos comentários, ou mande um e-mail para paulo@cionanuvem.com.br.
Ficarei feliz em conhecer a sua história!