Você sabe qual é o principal fator que motiva a equipe do escritório?
A ciência já comprovou que o principal fator para inspirar e engajar pessoas em torno de um objetivo comum é a esperança por um futuro melhor.
Grandes líderes alimentam essa esperança criando uma visão de futuro que inspira a si próprio e aos seus liderados.
Eles também estabelecem metas e criam pequenos progressos que mostram ao grupo que eles estão na direção do sucesso. Com isso, eles conseguem manter acesa a chama por um futuro melhor.
Nesse artigo eu destilo os sete aspectos mais importantes que você deve trabalhar para que os seus colaboradores atuem como um time coeso, motivado, inspirado e engajado para alcançar os grandes resultados que você projeta para a sua empresa.
1- Lidere você mesmo em primeiro lugar
Antes de buscar inspirar outras pessoas, comece liderando você mesmo.
Como afirma Stephen Covey, em Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, não se pode ter sucesso com outras pessoas antes de pagar o preço do sucesso consigo mesmo.
A vitória privada precede a vitória pública.
Stephen Covey
Humildade e coragem, duas virtudes fundamentais
Nenhum líder nasce pronto. Ele precisa trabalhar diariamente para merecer o respeito e a admiração dos seus liderados. Para isso ele precisa de humildade e coragem.
Humildade, para reconhecer que existem inúmeras competências em que ele precisa trabalhar diariamente a fim de se tornar a melhor versão de si mesmo.
Coragem, para tomar decisões que lhe desafiam, para realizar ações que lhe tiram da zona de conforto e que lhe colocam no caminho da otimização, do 1% melhor a cada dia.
Comece pela Visão
A ciência já comprovou que o principal fator que motiva as pessoas, tanto individualmente quanto em grupo, é a esperança por um futuro melhor do que o presente.
Grandes líderes alimentam essa esperança através da criação de uma visão que inspira a si próprio e aos seus liderados.
Você tem uma grande visão, um grande propósito, para a sua vida e para a sua empresa?
Se ainda não tem, comece se fazendo essas três questões:
Pode ser difícil no início, mas uma vez que você tenha encontrado a interseção entre essas três perguntas, você terá enfim achado o seu grande propósito na vida.
A partir daí, deixa de ser sobre o que você quer e passa a ser sobre o que o mundo espera de você.
2- Faça Acontecer
Já vimos que sem a esperança de um futuro melhor não há engajamento, por isso o líder começa criando uma visão inspiradora para a sua vida e para a sua empresa.
Mas esperança sem ação vira utopia e não sustenta a motivação.
A esperança, portanto, precisa ser sustentada pela habilidade do líder em comandar ações que levem à concretização da visão.
Para isso, o líder deve ser prático em relação a realidade.
Ele deve criar um sistema, que gere pequenos progressos, que mostrem para si mesmo e para o seu grupo que eles estão na direção do sucesso.
Dito de outra forma, um grande líder pega um grande objetivo, dividi-o em pequenas metas e cria um processo contínuo e gradual que conduz ao sucesso e sustenta a esperança.
3- Vire a própria chave
Existem dois tipos de pessoa: A vítima e o líder.
A primeira é aquela pessoa que sempre se coloca na posição de vítima. Ela enxerga em outras pessoas a culpa pela sua infelicidade. Pode ser o cliente, o funcionário, o governo, o mercado, a crise, ou até a pandemia.
Para a vítima, sempre haverá alguém, ou algo, para criticar, para culpar ou reclamar. E sempre haverá uma boa desculpa para o seu insucesso.
O líder é o oposto da vítima.
Ele parte de uma realidade existente e assume a completa responsabilidade sobre o seu futuro.
O seu foco está em criar soluções. Ele não perde tempo com reclamações nem em buscar culpados.
E você, qual o seu papel? Vítima ou Líder?
Um exemplo na contabilidade
Muitos contadores reclamam da dificuldade de encontrar bons colaboradores.
Onde há dificuldade, o líder vê oportunidade e solução.
Para de reclamar e seja você o líder que contrata, treina e mentora as pessoas para se tornarem grandes colaboradores e futuros líderes. Torne-se um modelo para o seu mercado. Alguém para quem as pessoas perguntam, como ele é capaz de fazer isso?
4- Trabalhe o carisma
Muito não sabem, mas o carisma é uma habilidade que pode ser desenvolvida.
Além disso, você não precisa ser uma pessoa extrovertida para se tornar um líder carismático. Basta trabalhar esses três aspectos:
- Ao conversar com as pessoas procure estar 100% presente. Deixar o celular de lado é o primeiro passo. O segundo, é ouvir com atenção.
- Trabalhe a sua postura. Ao sentar-se, ao andar, ao conversar, ao cumprimentar as pessoas, preste atenção e procure adotar uma postura que transmita confiança e força.
- Cuide das pessoas ao seu redor, seja atencioso e se importe realmente com elas.
Está gostando do artigo?
Então eu recomendo esse vídeo de uma aula ao vivo em que eu expliquei os sete passos e ainda dei uma dica bônus sobre avaliação de desempenho.
Continue lendo o artigo.
Na primeira parte do artigo tratamos sobre a vitória particular, que retrata como o empresário ou executivo deve conduzir as suas próprias ações de modo a se tornar um líder inspirador.
Na segunda parte trataremos sobre a vitória pública. Como o líder deve conduzir o seu time de modo a aumentar a eficácia da equipe como um todo.
5- Foque na eficácia
A eficácia consiste no equilíbrio entre a produção dos resultados desejados e a capacidade de produção, que por sua vez se refere a habilidade ou bem que produz o resultado.
Podemos entender bem esse conceito na fábula “A galinha dos ovos de ouro”, que talvez você tenha ouvido quando criança.
A galinha dos ovos de ouro
A fábula relata a estória de um pobre fazendeiro que um dia encontrou um ovo de ouro no ninho da sua galinha favorita.
No princípio, ele ficou desconfiado e pensou que se tratava de alguma pegadinha. Mas antes de jogar fora, ele resolveu levar o ovo para a cidade para uma avaliação pelo joalheiro.
E não é que era ouro mesmo? Ele vendeu e ficou muito feliz com o dinheiro.
No outro dia, ele achou outro ovo de ouro. E assim sucessivamente, a cada dia, ele achava um novo ovo de ouro e com isso ele se tornou um homem muito rico.
Mas com a riqueza, veio a cobiça e a impaciência.
Incapaz de esperar até o próximo dia, ele decide abrir a galinha e pegar logo todos os ovos.
Mas dentro da galinha não havia nada. E agora não havia mais como conseguir novos ovos de ouro.
Ele havia matado a galinha dos ovos de ouro.
A eficácia na relação com as pessoas
Muitos empresários veem a eficácia a partir do paradigma dos ovos de ouro. Quanto mais alguém produz, quanto mais ela faz, mais eficaz a pessoa se torna.
Mas se você adotar um modo de gestão unicamente focado nos ovos de ouro, negligenciando as necessidades das pessoas, em pouco tempo, perderá também os seus ovos de ouro.
O contrário também é verdadeiro. Se focar na galinha, sem cuidar dos ovos, em breve não terá como alimentar a galinha.
A eficácia está exatamente no equilíbrio entre a produção (os ovos) e a capacidade de produção (a galinha)
6- Trate seus funcionários como voluntários
De acordo com o princípio CP (capacidade de produção) você deve tratar os seus funcionários como trata os seus melhores clientes.
Afinal, você pode comprar o trabalho de uma pessoa, mas não pode comprar o seu coração, de onde vem a lealdade e o entusiasmo.
Você também pode comprar a força de trabalho, mas nunca poderá comprar o cérebro das pessoas. E é do cérebro que vem a criatividade, a engenhosidade e a motivação.
A receita, portanto, é tratar colaboradores como se fossem voluntários. Afinal eles podem fornecer voluntariamente o que têm de mais valioso: seus corações e mentes.
7- Alimente a conta bancária emocional
Stephen Covey cunhou o termo conta bancária emocional para definir a quantidade de confiança acumulada em um relacionamento.
De acordo com o autor, quanto mais depósitos são feitos e quanto maior é o saldo dessa conta, mais rico se torna o relacionamento e maiores são os frutos que dele se originam.
Por outro lado, quando muitas retiradas são feitas e o nível de confiança fica no vermelho, as pessoas precisam pisar em ovos ao lidar com outro, pois o menor gesto pode causar o fim do relacionamento.
Quando o líder age com cortesia, gentileza, integridade e cumpre com os compromissos com o time, ele está fazendo depósitos na conta bancária emocional.
No outro sentido, as retiradas acontecem quando há: falta de cortesia, desrespeito, desonestidade, desatenção e arbitrariedade na relação com as pessoas.
Seis depósitos para aumentar o engajamento com o time
Estabelecer metas e critérios para avaliação de desempenho da equipe é muito importante para a empresa avançar, mas não é tudo. Como vimos acima, é necessário trabalhar a capacidade de produção, criando e cultivando relacionamentos que sejam baseados na confiança mútua entre o líder e os seus liderados.
A seguir, seis formas de efetuar depósitos na conta bancária emocional que ampliam a confiança e aumentam o engajamento do time.
1- Busque compreender cada indivíduo do seu time
Temos uma tendência a projetar nossa própria experiência de vida naquilo que as pessoas querem ou precisam, com isso acabamos projetando nossas intenções no comportamento dos outros.
Achamos que estamos ajudando, mas na verdade estamos ampliando a distância em relação a pessoa que queremos ajudar, pois somos incapazes de compreendê-la.
Procure entender o outro em profundidade, do modo como você gostaria de ser compreendido. E depois trate-o em função dessa compreensão.
2- Preste atenção às pequenas coisas
Pequenas gentilezas e cortesias são extremamente importantes em qualquer relação. A falta de cortesia, o descaso e o desrespeito, ainda que mínimo, provocam um afastamento considerável entre as pessoas.
3- Honre os seus compromissos
Provavelmente não há retirada maior do que fazer uma promessa de algo que é importante para alguém e depois descumpri-la.
Seja cuidadoso ao prometer algo e jamais faça uma promessa que não possa ser cumprida.
4- Esclareça as expectativas
A causa de grande parte das dificuldades nos relacionamentos e no trabalho em equipe se encontra em expectativas ambíguas e conflitantes.
O depósito ocorre quando deixamos claro e explicito o que esperamos das pessoas desde o início.
Esse é um ponto crítico quando você delega atividades. Você precisa deixar muito claro quais são as suas expectativas em relação aos resultados, como será feito o acompanhamento e como a pessoa será avaliada pelo seu trabalho.
5- Demonstre integridade pessoal
Integridade pessoal é a base para a confiança mútua. Ela inclui honestidade, mas vai além, implicando também contar a verdade, manter promessas e preencher as expectativas.
Evitar falar mal dos outros e ser leal a quem não está presente é uma forma de demonstrar a sua integridade. É preciso tratar a todos conforme o mesmo conjunto de princípios.
6- Ame incondicionalmente
O amor verdadeiro, sem condições e sem restrições gera relações muito mais fortes.
No âmbito corporativo, isso implica formar pessoas para que elas tenham a liberdade para agir a partir dos seus próprios imperativos, em vez de regirem as nossas condições e limitações.
Um líder, como um pai, deve orientar, fazer promessas, estabelecer limites e consequências.
Deve também criar um ambiente em que as pessoas se sintam seguras para arriscar, errar e aprender a partir dos seus próprios erros.
Um ambiente onde, acima de tudo, as pessoas se sintam amadas e valorizadas pelas suas conquistas.
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