Sua empresa está nas redes sociais? Se a resposta é não, saiba que você está perdendo dinheiro. Veja como usá-las para atrair mais clientes.
Redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter, Whatsapp tomaram conta das nossas vidas. Hoje em dia, é difícil encontrar alguém que não faça uso delas para se comunicar com os amigos, se divertir, trabalhar, entre outras coisas.
Não se pode negar, também, o poder que esses novos canais de comunicação possuem para influenciar pessoas. Um ótimo exemplo disso é a eleição presidencial de 2018, na qual um candidato foi eleito com mais de 50 milhões de votos, mesmo sendo de um partido pequeno e com pouca representação no congresso até então.
Uma das explicações para esse fenômeno é o poder das comunidades que se formaram em apoio a ele nas redes sociais.
Por essa capacidade de unir as pessoas, as redes sociais acabaram se tornando uma das formas mais eficazes para prospectar e conquistar clientes, e o que é melhor: com pouco investimento!
Então, se você ainda não tem uma comunidade online voltada ao seu negócio, está perdendo dinheiro. Continue a leitura e descubra como atrair mais clientes para sua empresa com a ajuda das redes sociais, aumentando sua receita!
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Utilize as redes sociais como canal de atendimento
Oferecer um canal de atendimento direto via site, página do Facebook, Instagram e Whatsapp já não é mais um diferencial. É um requisito obrigatório.
O objetivo é ser encontrado e facilitar o contato, uma vez que o consumidor já tem o hábito de pesquisar o nome da empresa nas redes sociais antes de comprar um produto ou contratar um serviço, principalmente para avaliar sua reputação.
Portanto, é importante ter páginas ativas e saber interagir com seu público, respondendo rapidamente às mensagens.
Ofereça conteúdo útil ao seu público
É fundamental relacionar-se com seu público. No entanto, isso é mais do que oferecer um bom atendimento. O segredo para dar mais visibilidade à sua empresa é criar conteúdo relevante para os seus atuais e potenciais clientes — também conhecidos como leads.
Mas, para isso, é preciso conhecer a fundo as suas necessidades, os desafios que ele enfrenta e que tipo de informação você pode oferecer para ajudá-los.
Trazendo soluções para os problemas, é possível atrair uma audiência qualificada para o seu negócio, isto é, pessoas que realmente tenham interesse em contratar serviços de contabilidade. E a grande vantagem das redes sociais em relação à publicidade tradicional é que você consegue alcançar muito mais pessoas em pouco tempo e com um investimento muito menor.
Crie um cronograma de publicações
Outro fator importante para atrair mais clientes nas redes sociais é a frequência. Ou seja, é preciso definir um cronograma para postar conteúdos com regularidade e manter suas páginas atualizadas, porque isso é essencial para fortalecer o relacionamento com a sua audiência.
Crie uma página da sua empresa no Facebook e Instagram, depois faça um blog dentro do site corporativo e comece produzindo seu próprio conteúdo (pode ser um artigo ou vídeo) para postar.
Além disso, você pode compartilhar posts de outras empresas que sejam relacionados ao seu negócio (no Facebook).
À medida que começar a publicar regularmente, aos poucos, os canais da sua empresa ganham mais relevância e o número de pessoas interessadas (seguidores) também aumenta.
Convide seus clientes e parceiros para seguir suas páginas
É difícil ter muitos seguidores ou curtidas em pouco tempo? Sim. Porém, o Facebook dá aquela “forcinha” para quem está iniciando sua página ou comunidade com o recurso “convidar amigos”.
Isso quer dizer que você pode convidar as pessoas que já fazem parte da sua rede de contatos para curtir a página da sua empresa. Assim, você já tem uma audiência garantida!
Utilize uma rede social interna
A rede social corporativa ainda é pouco conhecida, mas muito útil para estreitar o relacionamento entre sua equipe e o cliente.
Ela possibilita a comunicação e o compartilhamento de informações tal qual um Facebook, mas em um ambiente fechado, proporcionando ganhos de produtividade, agilidade e atendimento personalizado.
Atualmente, a solução mais conhecida no mercado é o Yammer, presente no Office 365.
Acompanhe os influenciadores
Você deve ter percebido que implementar uma estratégia de redes sociais para sua empresa não é tão simples. Afinal, são vários tipos de conteúdos, canais e formatos. Então, a dica do CIOnaNuvem para quem quer começar do zero é: busque os influenciadores do seu mercado.
Influenciadores digitais são profissionais reconhecidos por produzir conteúdo digital relevante no segmento em que atuam.
Na contabilidade, Anderson Hernandes, Altair Alves e Vicente Sevilha são alguns dos profissionais que já produzem conteúdo há algum tempo, com canais no Youtube e grupos no Facebook. Portanto, comece a segui-los para entender melhor como é feito esse trabalho.
Outra dica de ouro é: vale a pena contratar agências ou profissionais especializados que possam mapear adequadamente as características do seu público-alvo (ou persona) e criar uma estratégia de conteúdo digital de acordo com suas necessidades.
Para obter bons resultados, é necessário estudar muito bem as características do seu público e de cada plataforma, pois, sem o conhecimento adequado, tais ações podem ser ineficazes ou até causar danos à imagem da sua empresa.
É importante ressaltar, também, que os resultados das redes sociais devem sempre ser considerados a longo prazo, pois uma comunidade não se constrói em alguns dias. Mas, com conteúdo relevante e consistência, haverá um momento em que não será mais necessário correr atrás de clientes, pois eles virão até você!
Gostou das ideias deste artigo? Que tal começar a praticar, compartilhando nas suas redes? Assim, seus contatos também vão aprender como utilizar as redes sociais para atrair mais clientes.