Desde que iniciamos esta jornada, ajudando contadores a aumentar a rentabilidade e atrair mais clientes para seus escritórios, conhecemos grandes profissionais que entendem e valorizam a importância do processo contábil.
Para eles, fazer o fechamento contábil mensal de cada cliente é uma questão de princípios, um compromisso levado muito a sério. Mas também já encontramos diversos profissionais que admitem não realizar o fechamento contábil para todos os seus clientes pelos mais diversos motivos: porque o cliente não pede; porque não existe uma obrigação para entregar ou porque ele não envia as informações.
Mas não importa o motivo. O fato é que não fazer o fechamento mensal prejudica e muito as operações do escritório, porque, quando isso acontece, o trabalho acaba se acumulando e isso dificulta a consolidação de informações na hora de apresentar o fechamento anual.
Sem contar que o envio do relatório mensal passa mais segurança ao cliente, pois ele percebe que você está acompanhando de perto as suas finanças e pode alertá- lo imediatamente em caso de alguma irregularidade.
A seguir, entenda como você pode garantir o fechamento contábil mensal para todos os seus clientes, sem complicação!
Utilize a tecnologia a seu favor
Somente com os recursos tecnológicos, você será capaz de eliminar todas as ineficiências que existem no processo contábil tradicional. Sabemos que são muitos os problemas que interferem nas operações: o cliente não envia os documentos e sua equipe precisa correr atrás das informações e, ainda, fazer a digitação manual de lançamentos. Para resolver esses problemas, a solução é fazer a integração do seu sistema com o sistema financeiro do cliente.
Assista o vídeo:
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Faça a integração dos sistemas
Para os clientes que não utilizam essas soluções, o seu trabalho será recomendar e orientar a utilização de um sistema de controle de caixa.
Escolha uma ferramenta em que o empresário possa fazer esse controle de uma forma simples e ágil, para que você consiga quebrar eventuais resistências que ele vai apresentar para adotar o sistema.
Para ajudá-lo a lidar com essas resistências, eu tenho um vídeo no YouTube onde eu explico quais são as principais objeções apresentadas pelos clientes para não utilização de um sistema de fluxo de caixa e o que você deve fazer para superá-las.
Você pode assistir o vídeo clicando nesse link.
Ofereça o suporte necessário na integração contábil
A partir da adoção do novo sistema, o papel do contador será o de auxiliar o empresário a executar as tarefas relacionadas, para que ele faça a importação dos extratos e a categorização dos lançamentos corretamente e de forma regular. Assim, você garante que não haja nenhuma inconsistência nas informações.
No momento em que a integração contábil estiver concluída e o cliente se adaptar às rotinas de atualização, tudo que sua equipe terá de fazer para realizar o fechamento mensal é uma rápida conferência e conciliação dos saldos das contas, só para assegurar que está tudo certo.
Ou seja, um processo que antes era realizado em dias, poderá ser feito em apenas algumas horas!
Fica claro que a integração contábil é um processo que traz benefícios para ambas as partes. Por isso, não deixe de apresentar essa solução a seus clientes, tendo o fechamento contábil mensal como uma prioridade do seu escritório, pois isso vai elevar a qualidade dos serviços prestados.
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