Veja no resumo da live #05: como a sociedade está se adaptando a pandemia e como isso está se refletindo em um aumento sem precedentes nas vendas pela internet.
Se você não pôde assistir a live #05 aqui estão os principais destaques.
Para começar, compartilhei algumas notícias que mostram como a sociedade está se adaptando a pandemia, que segue avançando, aqui e no mundo.
Em seguida passamos para o assunto principal que é o avanço no comércio eletrônico aqui no Brasil e a grande oportunidade que isso representa para os pequenos empresários.
E como prometido, expliquei as três alternativas para o empresário aproveitar essa onda e começar a vender os seus produtos e serviços pela internet.
Aproveite a leitura!
A PANDEMIA AVANÇA E O MUNDO VAI SE ADAPTANDO
Enquanto a pandemia avança no Brasil, na Europa alguns países já começam a relaxar as medidas de isolamento social, mas como diz a premier alemã, Angela Merkel, a volta a normalidade será lenta e gradual.
Outra boa notícia vem dos Estados Unidos, onde Facebook e Google, em colaboração com a Universidade Carnegie Mellow, estão realizando pesquisas em tempo real com milhões de pessoas sobre sintomas da COVID-19.
Os dados ajudarão governantes e administradores hospitalares a anteciparem, em várias semanas, informações sobre onde a pandemia está crescendo e onde a curva está sendo achatada de forma bem-sucedida.
Essa é uma ótima notícia porque proverá os governos de mais informações para que possam decidir sobre a liberação de cidades, e até bairros de grandes cidades, para que voltem a sua normalidade onde não haja risco de aceleração da doença nas próximas semanas.
A má notícia veio de Singapura, na Ásia. O pequeno país asiático, que até meados de março registrava pouco mais de 300 casos de COVID-19, agora sofre com uma segunda onda do novo Coronavírus. Em apenas um dia, mais de 1.400 novos casos foram registrados.
Singapura era considerado o perfeito exemplo de sucesso na aplicação do isolamento vertical. Agora, voltou a fechar fronteiras e paralisar escolas.
O que podemos concluir dessas três histórias?
Que precisamos adaptar as nossas vidas e as nossas empresas a essa “nova normalidade”, já que ainda vai demorar para que o mundo retorne ao que era até janeiro desse ano.
CRESCIMENTO DO COMÉRCIO ON-LINE NO BRASIL
Destacamos a divulgação de uma pesquisa recente que mostrou que no período de 17/3 a 14/4 o E-commerce cresceu 42% em relação a igual período do ano passado.
A mesma pesquisa mostrou que 31% das pessoas fizeram sua primeira compra online durante a quarentena.
Grandes varejistas estão fazendo campanhas massivas nas redes sociais, como o Magalu, que acelerou o processo de abertura da sua plataforma para pequenos varejistas.
É a hora do pequeno empresário criar e consolidar a sua presença on-line!
COMO VENDER PELA INTERNET
Destacamos as três alternativas para os empresários comercializarem os seus produtos e serviços através da internet
REDES SOCIAIS
Comece pelas redes sociais, que são ótimas alternativas como canais para vendas online, tanto para quem está começando, quanto para quem já tem uma forte presença online.
Elas são gratuitas, fáceis de configurar e já estão presentes nos celulares da grande maioria dos seus clientes e potenciais clientes.
Elas ainda possibilitam que a empresa crie uma conexão direta com o seu público-alvo. O que facilita muito a venda.
Não é por outra razão que você encontra todo tipo de negócio por lá, desde a Coca-Cola até o bar da esquina.
MARKETPLACES
Os Marketplaces são plataformas online que funcionam como uma espécie de shopping center virtual.
Eles oferecem a infraestrutura para que pequenos (e grandes) lojistas possam oferecer seus produtos em troca de uma comissão que é paga nas vendas.
Alguns exemplos de marketplaces de produtos são Mercado livre, Magalu, Extra.com, Americanas e Amazon.
Também é possível encontrar marketplaces de serviços, como o Singu, que liga consumidores a profissionais de beleza, como manicures e maquiadoras.
E-COMMERCE
A loja online, também chamada de E-commerce é a terceira opção para a empresa vender seus produtos pela internet.
É a opção que exigirá maiores investimentos. O empresário precisará adquirir um provedor para hospedar o site, além de uma plataforma de e-commerce, que é um tipo de sistema especializado para operacionalizar a loja online.
Assista a gravação da live:
Se você quer saber mais sobre esse assunto, fica ligado no meu canal no Youtube porque nessa quarta-feira (23/4) eu vou liberar um vídeo onde explico com detalhes como funciona cada um desses canais de venda.
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