Eleger um ramo de negócio e prestar serviços especializados. Veja como a segmentação de clientes pode aumentar a receita do seu escritório contábil
2020 já começou! O início do ano é um período muito atribulado para os contadores, não é mesmo?
Além da entrega do balanço anual dos clientes, há também o pagamento de tributos e as obrigações acessórias cobradas nessa época, e você não pode correr o risco de atrasar nenhuma delas.
Mas é preciso lembrar que nós, humanos, somos incapazes de dar conta de tudo, e a melhor maneira de evitar esses problemas é implantar tecnologias que auxiliem na padronização de processos do seu escritório contábil.
Porém, um erro que muitos empresários cometem — e que prejudica bastante a padronização de processos — é não definir um perfil de cliente ideal para o seu escritório.
Como já explicamos anteriormente, a segmentação de clientes na contabilidade é extremamente importante, porque possibilita focar em um determinado tipo de negócio e conhecer a fundo suas necessidades.
Dessa forma, você pode oferecer soluções mais assertivas que atendam a todos os seus clientes, agregando mais valor aos seus serviços e reduzindo custos internos.
Assista o vídeo:
Continue a leitura e entenda como a segmentação de clientes pode ajudar sua empresa de contabilidade a crescer!
Adquira mais autoridade no mercado
Atuando como um profissional especializado, você ganha maior autoridade e pode se tornar uma referência em seu segmento, o que contribui para valorizar seus serviços e a imagem da sua empresa.
Assim como um advogado é mais requisitado ao ter uma especialização (trabalhista, tributária etc.), com o setor contábil acontece o mesmo.
Organize melhor seus processos
Lembra que dissemos que a segmentação de clientes é fundamental para padronização de processos?
Por meio da segmentação de clientes é possível provisionar as etapas e tarefas que cada um vai demandar dos funcionários e organizá-las mais facilmente, já que o mesmo processo funcionará para todos.
Dessa maneira, além de otimizar o tempo de trabalho da sua equipe, você também reduz significativamente as suas despesas operacionais.
Agregue maior valor aos seus serviços (e cobre mais por isso)!
À esta altura, você já deverá saber o que seus clientes precisam, quais são suas necessidades e queixas específicas.
Então, é hora de aplicar todo esse conhecimento para criar soluções que efetivamente resolvam seus problemas, oferecendo um suporte direcionado e aumentando sua satisfação.
Vale ressaltar que os serviços especializados têm mais valor, portanto, não tenha medo de cobrar mais por eles.
Dedique menos tempo e esforço também na prospecção
Ao escolher um nicho, o custo de aquisição de novos clientes tende a cair, já que você terá como meta um público menor e muito mais qualificado.
Em outras palavras, pode-se dizer que a segmentação de clientes na contabilidade é uma estratégia poderosa para atrair apenas as empresas com possibilidades reais de contratar seus serviços. Além disso, ela também diminui o investimento em marketing.
Se quiser saber mais sobre ferramentas de prospecção de clientes, dê uma olhada neste artigo, onde abordamos melhor esse assunto.
Outra dica é conversar com empresários do setor escolhido para ter mais informações e insights sobre a forma de atuação, processos e dificuldades que o profissional contábil poderia ajudar a solucionar.
Pois, conforme já adiantamos aqui, o contador deve deixar de lado a postura de resolver apenas questões operacionais e burocráticas, assumindo o papel de um consultor empresarial, que age proativamente auxiliando organizações a aprimorar sua gestão financeira.
Como escolher o nicho ideal
Agora que você já sabe quais são os benefícios da segmentação de clientes na contabilidade, veja os critérios que devem ser considerados para a escolha do nicho ideal.
Segmento
Defina, primeiro, qual o tipo de negócio que você deseja atender. Por exemplo, financeiras, indústrias, prestadoras de serviços, terceiro setor.
Porte
Você pode também selecionar clientes pelo tamanho, como micro, pequenas, médias ou grandes empresas.
Setor de atuação
Existem dezenas de negócios que precisam de atendimento especializado, assim, você pode optar por atender apenas somente empresas do setor de tecnologia, por exemplo. Ou as que produzem apenas bens de consumo, agrícolas, educacionais, saúde, entre outras.
Tipo de tributação
Outra alternativa é focar em empresas de acordo com seu regime tributário. (Simples Nacional, Lucro Real ou Presumido).
Região
A localização geográfica é outro grande recurso a ser utilizado para segmentar clientes, uma vez que é mais fácil prestar serviços a empresas que estejam mais próximas fisicamente do seu escritório contábil.
Procedimentos específicos
Há, ainda, escritórios especializados em prestar assessoria contábil para abertura de empresas, bem como efetuar declaração de Imposto de Renda PF ou PJ.
Depois de ler esse artigo, não é difícil entender que a segmentação de clientes traz benefícios para ambos os lados.
E, com todas as informações do CIOnaNuvem, será mais fácil encontrar um nicho com o qual você se identifique e estudá-lo bem, a fim de desenvolver soluções atrativas para ele.
Aproveite que o ano está só começando e comece já a selecionar o seu cliente ideal! E se você já fez esse esforço, conte para nós como foi o processo nos comentários!