Cansado de correr atrás das informações financeiras dos seus clientes? Neste post, revelamos uma estratégia infalível para acabar com esse problema!
Os clientes do seu escritório não enviam os documentos dentro do prazo acertado, ou mandam informações incompletas e a equipe contábil precisa parar o que está fazendo para correr atrás dos dados que faltam.
Você, contador já deve ter passado por essa situação várias vezes, não é mesmo?
Infelizmente, esta é uma realidade para muitos profissionais, o que, além de ser muito frustrante, acaba cansando a equipe, porque impossibilita o contador de fazer o seu trabalho.
Mas, afinal, como resolver este problema?
Existe um método para isso. No post de hoje, vou compartilhar com você o primeiro e mais importante passo. Quer saber qual é? Leia o texto até o final.
Assista o vídeo:
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Entendendo a realidade dos seus clientes
A primeira coisa que você precisa ficar ciente é que, se o contador tem dificuldades, o empresário também as tem. E elas são muitas.
Ele está preocupado com as vendas, com as entregas, com as reclamações dos clientes, com o pagamento dos seus funcionários. Tente colocar-se no lugar dele ou dela, e você conseguirá perceber como também estão sobrecarregados.
Portanto, se você quer resolver definitivamente esse problema do não recebimento das informações, você precisa pensar em soluções que também ajudem o seu cliente. Só que, para isso, você precisa, antes de tudo, ouví-lo.
A partir dessas questões, incentive-o a contar os problemas que ele enfrenta na sua administração financeira, por exemplo: pagamentos em duplicidade, multas e juros por atraso, descasamento do fluxo de caixa. E aproveite para investigar se ele está buscando alguma forma de resolver esses problemas, que acabam causando muitos prejuízos para a empresa.
Propondo soluções para auxiliar o seu cliente
Uma solução pode ser implantar no cliente uma sistema de controle de caixa e promover a integração com o seu sistema de gestão contábil, o que trará grandes benefícios para ambas as empresas, como já vimos no artigo Fechamento contábil no primeiro dia útil.
Mas você também pode oferecer outros serviços que agregam mais valor ao seu trabalho e aumentam a lucratividade do seu escritório, como uma consultoria para melhoria do processo de gestão financeira da empresa, envolvendo o redesenho dos processos e o treinamento da equipe. Ou pode propor até a terceirização completa do departamento financeiro.
Adotando a estratégia de ouvir primeiro o cliente e só depois propor as soluções mais adequadas à sua realidade, você estará utilizando uma estratégia conhecida no mundo do marketing como “vender sem vender”, isto é, usar as informações que já estão na cabeça dele para convencê-lo a adquirir uma solução que ele necessita. Com certeza, será muito mais fácil convencer esse empresário de que a sua proposta trará grandes benefícios para a empresa.
É claro que sempre vai haver clientes mais resistentes às mudanças. Para eles, você vai apresentar o que chamamos de “proposta irresistível”, uma outra estratégia que pode valorizar ainda mais seus serviços e permitir que você pare de sofrer com a falta de documentos ou informações dos clientes.
Esse é o assunto que trataremos em nossos próximos conteúdos e que você não pode perder!
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