Responda rápido: você acredita que, em breve, os contadores serão substituídos por robôs?
Um estudo da revista The Economist listou as profissões que possuem maior risco de serem extintas ou substituídas por máquinas nos próximos 30 anos.
As funções de contabilidade e auditoria ficaram em 2º lugar, com 92% de probabilidade, atrás apenas do Telemarketing, com 99%.
Já a publicação brasileira Você S/A, afirmou que a profissão de contador deverá ser extinta até 2030.
Não há como ter certeza de que tais previsões irão se concretizar, mas basta um olhar mais atento para perceber que muitas mudanças já estão ocorrendo.
A era digital obrigou muitas empresas a reinventarem seus modelos de negócios e também trouxe novos desafios, como já enfatizamos aqui.
Você, que atua na área contábil e acompanha o CIOnaNuvem, com certeza já sabe que este é um processo irreversível. Mas isso não é motivo para desanimar.
Neste artigo, vamos dar quatro boas razões para você continuar a investir na área de contabilidade mesmo com as novas tecnologias, desenvolvendo as habilidades necessárias para não perder seu espaço nesse mercado.
Assista o vídeo:
Continue lendo o artigo.
1. As máquinas vão (mesmo) substituir as pessoas
Em um evento recente de tecnologia na área contábil, foi apresentado um case de uma grande empresa que tinha um departamento de contabilidade com 32 pessoas só para tratar das notas fiscais eletrônicas e emitir guias de recolhimento de impostos.
Após a aplicação de um sistema de automação chamado RPA (Robotic Process Automation), o número de funcionários foi reduzido para apenas quatro.
Isto é, a maior parte dos profissionais perderam seus empregos para as máquinas.
Por outro lado, novas portas estão se abrindo para quem se especializar na área de tecnologia contábil, conhecendo a fundo as ferramentas que melhoram significativamente a produtividade e o desempenho dos negócios.
2. O profissional de hoje não é o mesmo de ontem
Sim, os robôs podem substituir as pessoas, mas apenas naquelas tarefas manuais e repetitivas.
Ou seja, isso não deverá acabar de vez com a profissão. Ao contrário. O contador está ganhando novas atribuições, afinal, com o uso da tecnologia, sobra mais tempo para dedicar-se a atividades que agreguem maior valor aos seus serviços.
Esta é a opinião de Zulmir Breda, presidente do Conselho Federal de Contabilidade, que você pode ler nesta entrevista concedida ao Correio Braziliense.
3. O contador assume o posto de consultor
Já que os robôs substituirão os humanos nas tarefas operacionais — e que ocupam a maior parte do tempo nos escritórios —, caberá ao contador desenvolver iniciativas para uma atuação mais estratégica com foco na solução de problemas, sendo um verdadeiro parceiro de negócio dos seus clientes.
Aí está uma grande oportunidade de demonstrar o valor do seu trabalho e por que é tão importante para o cliente investir na contabilidade.
Você pode fazer isso por meio da segmentação e da diferenciação da oferta, ou seja, prestando serviços que vão além dos relatórios contábeis, como já explicamos também aqui no blog.
4. A prioridade é a satisfação do cliente
O caso do Nubank, apesar de pertencer a outro segmento, é o exemplo perfeito do que deve ocorrer na área contábil. Trata-se de uma empresa que já nasceu totalmente focada em tecnologia e, com apenas 5 anos de existência, conquistou mais de 5 milhões de clientes.
Qual seria a razão de tamanho sucesso?
O produto principal do Nubank é o cartão de crédito e a ideia é que o usuário tenha acesso a um atendimento completo via aplicativo, desde a solicitação inicial até o envio da fatura para pagamento, mas nem por isso a empresa deixa de se preocupar com o relacionamento com o seu cliente.
Em uma entrevista recente, a fundadora e vice-presidente do Nubank, Cristina Junqueira, contou que mais da metade dos cerca de 1000 funcionários do banco trabalham no departamento de satisfação do cliente.
A empresária enfatiza que são pessoas muito bem preparadas, com curso superior, inglês e treinamentos, com o objetivo de prestar o melhor atendimento.
Ou seja, tudo é pensado para que o cliente tenha acesso ao que precisa sem se preocupar em ligar para a central telefônica, no entanto, se ele precisar — ou quiser —, será muito bem atendido.
No mercado contábil, deve acontecer algo semelhante. E tanto a sua empresa quanto os seus clientes precisam estar preparados para essa “virada de chave”. Em pouco tempo, o investimento em automação e a mudança de perfil do contador serão condições obrigatórias para obter bons resultados.
Por isso é tão importante incentivar o seu cliente a iniciar agora o processo de integração da gestão financeira da sua empresa com o seu sistema contábil. Conheça o FAS – Alta Performance Contábil e veja como ele pode facilitar a execução das rotinas contábeis!