Uma das atividades mais importantes do planejamento estratégico é quando você faz a análise do ambiente externo da empresa com o objetivo de identificar as principais tendências do mercado, que poderão resultar em ameaças ou grandes oportunidades para a sua empresa.
Para ajudá-lo com essa atividade, tão essencial para o futuro da sua empresa, eu separei as 5 maiores tendências em tecnologia e gestão para o mercado contábil em 2021.
Confira a seguir as 5 tendências e não deixe de aproveitar essas oportunidades para investir no crescimento da sua empresa contábil.
1- Consolidação da Contabilidade Digital
A contabilidade digital já era uma tendência há alguns anos, mas ainda tinha uma baixa adesão junto à grande maioria dos pequenos empresários contábeis, que ainda se agarravam às velhas práticas de se fazer contabilidade.
Com a pandemia tudo mudou e muitos empresários tiveram que, às pressas, colocar os seus sistemas na nuvem, de modo que os seus funcionários pudessem trabalhar remotamente, a partir de suas casas, durante os meses de quarentena.
Mover os sistemas para nuvem foi um passo importante, mas o empresário contábil não pode parar por aí.
É preciso agora aproveitar o embalo e completar a modernização do escritório, a fim de que ele possa desfrutar de todos os benefícios da completa digitalização dos serviços contábeis, entre os quais podemos destacar:
- A possibilidade de prestação de serviços a clientes de todo o Brasil
- A maior agilidade e segurança no compartilhamento de informações com o cliente
- O aumento na produtividade no processamento das informações dos clientes.
Transformando informações não estruturadas em informações estruturadas
No ano de 2021 o foco do empresário contábil deverá estar principalmente em avançar no terceiro item, aproveitando os recursos de compartilhamento de informações através da nuvem para otimizar os seus processos internos.
E ele fará isso utilizando aplicativos na nuvem que lhe ajudem a transformar informação não estruturada (como informações em documentos PDF ou email) em informação digital estruturada.
Um exemplo dessa estratégia é a adoção de ferramentas integradas onde o próprio cliente registra a sua movimentação financeira, ou as informações da folha, que eliminam a digitação manual de lançamentos na contabilidade.
Confira o vídeo a seguir em que um contador conta como conseguiu eliminar a digitação manual em 50 clientes em um prazo de seis meses.
2-Integração entre aplicativos na nuvem
Até pouco tempo, o contador precisava contratar apenas um sistema para auxiliá-lo com a operacionalização das rotinas contábeis.
Certamente você possui um desses sistemas em seu escritório, que lhe ajuda com as rotinas do departamento contábil, do fiscal e da folha.
Ocorre que hoje um único ERP contábil já não é suficiente e não é incomum encontrar escritórios que fazem uso de mais de uma dezena de diferentes ferramentas tecnológicas.
Esses aplicativos, que em sua grande maioria rodam na nuvem e por isso são bastante acessíveis, ajudam a empresa contábil aumentar a sua produtividade, eliminando atividades manuais e reduzindo o número de falhas.
Alguns exemplos são os aplicativos para captura de nota fiscal eletrônica, auditoria de obrigações e importador universal de dados.
Uma terceira geração de aplicativos está chegando agora ao mercado contábil.
São ferramentas que estão investindo na integração com outros aplicativos com objetivo de eliminar as necessidades de intervenção manual no processo e com isso maximizar os ganhos no controle e na produtividade.
Um exemplo nessa área são as soluções de gestão de tarefas que fazem a baixa automática da tarefa tão logo um processo seja concluído no ERP Contábil.
Confira nesse link uma entrevista com um empresário contábil que automatizou a gestão de tarefas na sua empresa.
3- O novo atendimento online
Apesar de já estarem disponíveis a alguns anos, a tecnologia para migração dos sistemas para a nuvem e as plataformas para compartilhamento de documentos, até o início de 2020, ainda não estavam presentes na maioria das empresas de contabilidade de pequeno porte.
Seja por inércia, ou por resistência do empresário, o certo é que a grande maioria ainda não havia adotado essas tecnologias que aumentam a segurança e a mobilidade, além de reduzir os gastos com infraestrutura.
Tudo mudou com a pandemia, onde muitas empresas foram obrigadas a se adaptar às pressas para que todos os colaboradores pudessem continuar trabalhando de forma remota a partir de suas casas.
Agora que as empresas já possuem as ferramentas é hora de rever os protocolos de atendimento ao cliente.
O que pode ser atendido através de autosserviço?
Como os clientes abrem chamados e quais os prazos de atendimento?
Como organizar um processo para aproveitar as facilidades de ferramentas como o WhatsApp, sem afetar a produtividade do time com interrupções constantes.
São algumas das questões que o empresário precisará endereçar no decorrer desse ano visando a otimização da comunicação com o cliente e o melhor aproveitamento das ferramentas de comunicação e armazenamento na nuvem.
4- Segmentação e atendimento personalizado
Outra grande tendência para 2021 será o crescimento das empresas contábeis de nicho, ou escritórios contábeis especializados.
Uma das razões é que hoje o cliente está muito mais informado. Se ele quiser saber o que um serviço básico de contabilidade faz e quanto custa é só fazer uma rápida pesquisa no Google.
Ou nem isso, uma vez que as estratégias de marketing das empresas de contabilidade online estão cada vez mais agressivas, chegando até mesmo aos clientes que não estão procurando por mudar o seu serviço contábil.
Para manter e expandir a sua carteira de cliente você precisará ser capaz de se diferenciar das empresas de contabilidade de baixo custo, ou correrá ou risco de ser confundido com uma delas.
Por isso, cada vez mais veremos empresas contábeis especializadas em determinados segmentos, que investem na criação de serviços sob medida para atendimento a nichos específicos.
Essas empresas poderão cobrar preços diferenciados o que lhes assegurará uma vantagem competitiva em relação as empresas de baixo custo.
Para saber mais, confira o artigo Como a segmentação de clientes ajuda a sua empresa a crescer.
5-Utilização do Marketing Digital na captação de clientes
Ao entrarmos na terceira década do século 21 cada vez mais o empresário contábil irá lidar com uma geração de jovens gestores e empresários que não conheceu o mundo pré-Internet.
Uma geração que nunca conheceu as páginas amarelas, que cresceu utilizando o Google para pesquisar e o Facebook/Instagram /WhatsApp para se comunicar.
Essas gerações confiam muito mais nos algoritmos do que na indicação de amigos na hora de escolher um filme, um restaurante ou até um escritório de contabilidade. E eles provavelmente estão certos!
Já passou da hora então da empresa contábil criar a sua presença digital e começar a investir em estratégias de captação de clientes através do marketing digital.
São estratégias que demandam tempo para começar a dar resultados, por isso quanto antes você iniciar, melhor.
Para saber mais, confira o artigo 7 passos para captar clientes na contabilidade com o marketing digital.
6- Inteligência Artificial e Robotização
Você talvez ainda não tenha percebido, mas a IA e a robotização já começaram a substituir empregos no mercado contábil.
É um processo silencioso, pois em geral não se trata necessariamente da empresa implantar um serviço de IA ou de RPA e demitir os funcionários que faziam o serviço anteriormente.
O que acontece é que, normalmente, as empresas já estabelecidas apresentam maior dificuldade para se adaptar às novas tecnologias. Em especial, quando se trata de tecnologias disruptivas, que mudam completamente a forma de se fazer as coisas.
Por isso, são as empresas novas, aquelas criadas com a premissa de altos investimentos em tecnologias disruptivas, que primeiro se beneficiam.
Empresas como a Contabilizei, que utiliza massivamente a tecnologias para automatizar processos e crescer, ocupando o espaço das empresas que não conseguem se adaptar e que acabam perdendo espeço no mercado.
O pequeno empresário contábil precisa ficar atento, e acompanhar de perto as evoluções das tecnologias de inteligência artificial (IA) e RPA no mercado, e buscar fazer pelo um projeto piloto nessa área ao longo de 2021.
Para saber mais, confira o artigo RPA na contabilidade: A invasão dos robôs nos escritórios
7- Profissionalização da gestão contábil
Esse ambiente de concorrência mais acirrada, complexidade tecnológica, transição entre gerações (com hábitos e costumes completamente diferentes) exigirá que as empresas passem por transformações e se adaptem de forma cada vez mais rápida.
Isso demandará que o empresário seja cada vez mais gestor e menos contador.
A fim de liderar a mudança na sua própria empresa o empresário deve tirar o seu foco do operacional e olhar para fora, para o mercado, a concorrência, a tecnologia e principalmente para os clientes.
Deve também investir no desenvolvimento de habilidades como visão de futuro, planejamento estratégico, otimização de processos, formação de times e gestão financeira com base e indicadores.
Somente dessa forma ele será capaz de identificar e explorar as oportunidades de um mundo em permanente transformação.
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