Sua empresa contábil está precisando captar mais clientes e aumentar o faturamento? Então é hora de arregaçar as mangas e colocar o seu escritório no mundo digital.
Conheça a seguir os 7 passos para captar clientes na contabilidade utilizando as estratégias de marketing digital.
Por que investir no marketing digital para captar clientes?
Pare por um minuto e pense… Quantas pessoas você conhece que não têm um celular e não passam o dia conectadas em alguma rede social, como Instagram, Facebook e WhatsApp?
A grande verdade é que praticamente o mundo inteiro está conectado à Internet e a maioria das pessoas até já passa mais tempo no celular do que, por exemplo, assistindo TV.
Por isso, anúncios em marketing digital hoje representam uma oportunidade única, pois eles têm um alcance extraordinário e ao mesmo tempo um custo que ainda pode ser considerado muito baixo em comparação aos meios tradicionais, como TV, jornais e revistas.
Aprenda a seguir os 7 passos para desenvolver uma estratégia de marketing digital de sucesso capaz de atrair muitos novos clientes para o seu escritório contábil.
1. Crie uma presença online
O primeiro passo para captar clientes na contabilidade, obviamente, é colocar o seu escritório na Internet.
Você vai precisar criar um site e contas nas principais redes sociais, como Facebook, Instagram e Google Ads (ferramenta do Google para criação de anúncios no próprio Google, no YouTube e sites parceiros).
Evite gastar muito dinheiro nesse primeiro passo. Você pode contratar um freelancer que te ajude na construção do seu site e na criação das redes sociais.
Entenda que você não precisa de nada muito elaborado nessa etapa. O essencial é que os potenciais clientes ao acessarem essas plataformas tenham acesso às suas informações de contato e a descrições resumidas dos seus serviços.
Uma dica é você adquirir um modelo de site baseado em WordPress/Elementor e contratar um freelancer que te ajude na construção do seu site e na criação das redes sociais.
Existem, inclusive, modelos gratuitos de sites que você pode utilizar e o freelancer poderá lhe ajudar com a escolha do modelo mais adequado para o seu negócio.
2. Escolha o seu público-alvo
Agora que você já tem uma presença digital você precisará de uma estratégia para atrair os novos clientes, mas antes de criar a sua primeira estratégia você precisa entender que existem três tipos de consumidores que podem se interessar por seus produtos e serviços.
Os três tipos de consumidores
1- Quem que não lhe conhece, mas está procurando
Nesse primeiro grupo estão as pessoas que têm um problema, que sabem que um contador pode ajudá-los e já estão buscando na Internet uma empresa.
Ou seja, aqui está o público que sabe que precisa de um serviço de contabilidade e está procurando por alguém que possa prestar esse serviço.
2- Quem não está procurando, mas sabe que tem um problema
No segundo estão pessoas que sabem que têm um problema, mas que não têm ideia de que um contador possa resolvê-lo, por isso, elas não estão procurando por um serviço de contabilidade.
Um exemplo prático é o empresário que tem a impressão de que está pagando mais do que deveria em impostos, mas não sabe que existem contadores que são capazes de fazer uma análise tributária para ajudá-los a pagar menos impostos (dentro da regularidade) e até recuperar valores pagos a maior.
Estima-se que esse público seja até 4 vezes maior que o primeiro.
3- Todas as pessoas que não sabem que têm um problema
Esse é de longe o maior público para quem você pode vender os seus serviços. Tanto que as estimativas são de que ele seja até 20 vezes maior que os outros dois somados.
Ele é composto por pessoas que ainda não sabem que têm um problema e que, portanto, nem pensam em procurar por uma solução na internet.
No exemplo da assessoria tributária, aqui estariam todos os empresários que estão pagando mais impostos do que deveriam, mas não têm a menor ideia de que isso esteja acontecendo.
Como não tem consciência do problema, o empresário que se encontra nesse grupo não está buscando uma solução, mas ele também é um cliente em potencial.
Pois o problema está latente, a espera de alguém que mostre para o empresário a sua existência e o impacto que está causando nas suas finanças.
Como esse público é muito grande, se você tiver uma estratégia que consiga alcançá-lo, você terá um mercado enorme pela frente.
E o melhor de tudo? Um mercado totalmente inexplorado, uma vez que a maioria dos seus competidores estão focados apenas em atrair empresários do primeiro grupo.
3. Escolha a rede ideal para captar clientes na contabilidade
Agora que você conhece os diferentes tipos de público que pode ser alcançado através do marketing digital, vamos avaliar quais estratégias e redes sociais são as mais adequadas para atrair e conquistar cada um desses clientes.
Os anúncios do Google são ideias para alcançar as pessoas do primeiro público, ou seja, aquelas que já estão pesquisando na internet por serviços providos por empresas contábeis. Esses anúncios podem ser feitos de duas formas:
1– Barra de pesquisa:
Pesquise no Google por “serviço de contabilidade” e você verá que os primeiros resultados trarão a palavra “Anúncio” logo acima deles. Isso quer dizer que esses escritórios estão pagando para aparecer no topo das opções para quem está pesquisando por esse termo.
Aqui está um artigo em que você pode saber mais sobre como criar anúncios no Google: Aprenda tudo sobre o Google Ads e divulgue sua empresa online
2– Sites de parceiros:
Você já deve ter reparado que o seu site favorito de notícias tem alguns anúncios dentro dele. Esses anúncios são contratados através do próprio Google, em que empresas pagam para o Google e escolhem os sites em que seu anúncio será exibido.
Facebook e Instagram
Essas redes são indicadas para você alcançar o segundo público, ou seja, aquelas pessoas que sabem que tem um problema, mas que ainda não estão pesquisando sobre como resolvê-lo.
Através de um anúncio no Instagram ou no Facebook, você pode mostrar para a pessoa que sabe que ela tem o problema e que pode ajudá-la a resolvê-lo.
YouTube
O Youtube, que também pertence a Google, é a rede ideal para você alcançar o terceiro tipo de público, ou seja, aquele que tem um problema, mas ainda não sabe disso.
Com o Youtube, você pode oferecer conteúdo mais longo, que eduque o potencial cliente sobre o problema, destacando como a vida dele seria melhor caso o problema fosse solucionado.
4. Decidindo qual rede utilizar
Nesse momento, você pode estar pensando: “Bom, se o terceiro público é 20 vezes maior que os outros dois somados, então eu vou começar a investir no YouTube que é a plataforma ideal para vender para esse público”.
Ok, mas você também precisa saber que ao mesmo tempo que o terceiro público é o maior, ele também é o mais difícil de alcançar e vender.
Pois, em primeiro lugar, você precisará desenvolver uma autoridade, junto à esse público, que lhe torne capaz de convencer as pessoas de que elas de fato têm um problema e que você pode ajudá-las.
Essa é uma estratégia que pode até levar anos para dar frutos, porém, ela obviamente tem o potencial de trazer os maiores resultados.
Usando a mesma lógica, é possível concluir que anúncios no Google (principalmente na barra de pesquisa) são os que podem trazer os resultados mais rápidos, porém, com menor potencial de crescimento.
Já o Facebook e Instagram seriam um meio termo entre Google e Youtube, ou seja, elas podem trazer resultados no médio prazo, com um potencial de crescimento de médio para alto, especialmente quando utilizados de forma combinada com o YouTube.
5. Crie anúncios para captar clientes na contabilidade
Independente da estratégia escolhida, se você quer realmente captar clientes na contabilidade usando o marketing digital você precisará investir em anúncio.
E para não perder o dinheiro em anúncios que não funcionam, uma dica muito valiosa, especialmente para quem está começando, é evitar ageneralização.
Isso significa que você deve evitar oferecer os seus serviços para qualquer tipo de empresário. A regra é que quanto mais específico você for, mais eficiente será a sua campanha.
Faça um teste e veja por você mesmo os resultados.
Digite na barra de pesquisa do Google o termo “abertura de empresa” e veja o resultado.
Os primeiros resultados, provavelmente, serão de empresas muito grandes, como a Contabilizei, que você não tem condições de competir com elas.
Além disso, o preço para colocar o seu anúncio entre os primeiros resultados da pesquisa, vai acabar sendo MUITO alto e a sua margem de lucro vai ser mínima.
Escolha um nicho e segmente o seu público-alvo
Outra dica para se fazer um anúncio bom e barato, tanto no Google quanto no Facebook e Instagram, é definir um nicho ou serviço muito específico para trabalhar as suas campanhas de marketing.
Como a concorrência será menor, os preços também serão mais baixos o que ajudará a aumentar as chances de que o seu anúncio seja clicado pelo potencial cliente.
Dica: Aprenda como criar uma oferta irresistível lendo esse artigo: Como aumentar vendas com uma oferta irresistível
Um exemplo de sucesso na captação de clientes na contabilidade
Um ótimo exemplo de como captar clientes na contabilidade vem de um dos meus alunos no curso Método 4x.
Ele criou um anúncio no Facebook, específico para donos de supermercados na sua região, em que oferecia uma avaliação gratuita sobre créditos tributários.
Se empresa tivesse algum crédito para ser recuperado, ele fechava um acordo com o dono do supermercado e ficava com uma porcentagem do valor obtido.
O resultado foi que ele obteve um lucro extraordinário com essa campanha, que superou em muitas vezes o valor investido no anúncio.
Mas não foi só isso, pois os empresários ficaram tão satisfeitos com o serviço, que até resolveram assinar o plano mensal da contabilidade.
Observe que esses empresários estavam no grupo 3. Eles não sabiam que tinham um problema com o serviço de contabilidade deles.
6. Crie uma página de captura específica
O objetivo de anúncios do Google, Facebook e Instagram é fazer com que as pessoas cliquem neles.
Em razão disso, você deve ter uma estratégia apropriada para o que vai acontecer depois que seus potenciais clientes clicarem no seu anúncio.
No mundo do marketing digital, a página que a pessoa é direcionada após o clique no anúncio é chamada de página de captura.
A maior dica nesse passo é que a sua página de captura não seja a sua página do Facebook e nem de Instagram. Na verdade, na maioria das vezes, ela não deve nem mesmo ser o seu site.
Essa página deve ser algo extremamente simples e que esteja falando especificamente do que foi prometido no anúncio.
Ou seja, se você fizer um anúncio oferecendo um serviço de abertura de empresas, a sua página de captura deve estar falando apenas sobre abertura de empresa.
Por exemplo, se você fizer um anúncio para donos de restaurante e bares da sua região, a sua página de captura deve conter informações diretamente relacionadas a esse público específico e nada mais que isso.
Além disso, nessa página de captura você deve oferecer exclusivamente o serviço que foi citado no anúncio. Isso quer dizer, que se o cliente clicar no anúncio, digamos de recuperação tributária, e cair em uma página em que você oferece todos os serviços do seu escritório, a tendência será ele desistir e fechar a página.
Outra dica muito importante é que a página foque nos benefícios (em vez dos serviços) que o seu serviço provê para o cliente.
7. Colete e exiba depoimentos dos seus clientes
Essa é a dica final para quem deseja captar clientes na contabilidade utilizando uma estratégia de marketing digital de sucesso.
Coloque na sua página de captura depoimentos de clientes que estão satisfeitos com o seu serviço e que tenham as mesmas características do cliente que clicou no seu anúncio.
Caso você esteja anunciando para donos de bares e restaurante, colocar depoimentos de donos desse tipo de estabelecimento irá fazer com que o seu potencial cliente veja você como um especialista no assunto.
Por fim, tenha em mente que depoimentos em vídeo tendem a dar muito mais resultados do que testemunhos em texto. A razão é que eles dão uma face aos seus clientes, o que os torna muito mais reais para o seu prospecto.
Eu dei uma aula ao vivo sobre Como Captar Clientes na Contabilidade com o Marketing Digital em meu canal no Youtube. Confira o vídeo: