Fim de ano é tempo de avaliar e planejar as metas! Se você não sabe por onde começar, neste artigo explicamos como elaborar o seu planejamento.
O fim do ano está chegando. É hora de dar aquela desacelerada no trabalho, passar mais tempo com amigos e familiares, mas não esqueça que, antes de tudo isso, você tem uma tarefa muito importante: fazer o planejamento anual de sua empresa.
Nenhum negócio consegue crescer sem um plano devidamente documentado, porque, para mensurar resultados, é preciso ter metas e objetivos claros.
Por que e como fazer o planejamento anual?
Ele é necessário para saber se a sua empresa está indo bem e o que precisa ser melhorado.
Se você ainda não iniciou o seu, não comece sem ler este artigo. Vamos descrever como montar um planejamento anual mais eficaz em 5 passos essenciais.
E, se já começou, confira nossas dicas para ver se está no caminho certo. As informações abaixo podem contribuir para enriquecê-lo!
1. Revise o planejamento do ano anterior
Para começar, dê um passo atrás, avaliando suas realizações no último ano.
Aí vão algumas questões que ajudam a determinar os próximos passos:
- Quais metas você alcançou ou não?
- Quais ações deram mais resultados?
- Quais os problemas que poderiam ter sido evitados?
2. Identifique os pontos de melhoria
Todo empreendedor deve procurar corrigir as falhas e aprimorar seus processos, por isso, precisa investir continuamente em melhorias. Este é o momento certo para avaliar os sistemas, ferramentas, funcionários, instalações etc.
Reúna a equipe e colete 3 respostas para cada uma das seguintes perguntas:
- O que a empresa faz bem e devemos reforçar?
- O que a empresa não faz e deveria começar a fazer?
- O que a empresa faz e não deveria mais fazer?
A terceira questão é especialmente importante. Um ano que está se iniciando é uma ótima oportunidade para nos livrarmos de velhos hábitos ineficazes que atrapalham o crescimento da empresa.
Assista o vídeo:
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3. Conheça a situação do mercado e reveja seu posicionamento
Num mercado como o brasileiro, marcado pela economia instável, mudanças políticas, alterações na legislação e tributos e, ainda, a interferência de novas tecnologias, é preciso considerar todas essas variáveis para não ser surpreendido por imprevistos.
Neste quesito não há melhor lugar para vocês buscar informações e se atualizar do que aqui no nosso blog! . Para facilitar, eu separei 3 artigos, entre os mais lidos no blog neste ano, que irão lhe ajudar a definir as suas estratégias para 2019:
- Mercado de contabilidade: como se preparar para a concorrência?
- Futuro da contabilidade: é preciso mudar a mentalidade do contador
- Crie sua estratégia para competir com a contabilidade online
4. Reorganize suas finanças e orçamentos
Como era de se esperar, a parte financeira não pode ficar de fora, portanto, reveja seus gastos e estabeleça uma quantia mínima para manter tudo funcionando dentro do padrão estabelecido. E não se esqueça de reservar uma quantia para investimentos em melhorias.
Neste vídeo, o CIOnaNuvem apresenta as duas etapas principais do processo de gestão orçamentária e como implementá-la na sua empresa com o apoio do Sistema FAS – Alta Performance Contábil.
5. Trace metas mais eficazes
No início do texto, falamos que é preciso ter metas e objetivos claros, pois eles são a base para o desenvolvimento de um negócio. Mas será que você sabe como criar metas eficazes?
A questão é que a maioria das pessoas confunde metas com objetivos. Ambos são necessários, contudo, seus conceitos são diferentes. Veja:
Objetivo: é “ o que “ você deseja, de uma forma geral: Ex: trocar de carro, comprar uma casa.
Meta: é como você alcançará esse objetivo.
Compreendeu a diferença? Conheça agora uma fórmula muito fácil e não erre mais na hora de elaborar suas metas e objetivos!
Como elaborar metas SMART
Você já ouviu falar na metodologia SMART? Ela é a melhor forma de determinar “como” você vai chegar lá. As metas SMART (que, em inglês, significa esperta) são:
S= Specific: (Específicas)
M= Measurable: (Mensuráveis)
A= Achievable: (Atingíveis)
R=Relevant: (Relevantes)
T=Time-Bound (Prazo determinado)
Características das metas SMART
Específica : descreva o que você quer exatamente.
Mensurável: Saiba o que ou quanto você precisa para atingir esse objetivo.
Atingível: tome cuidado para não estipular metas que sejam muito distantes da sua realidade. Elas precisam ser possíveis.
Relevante: Pense em como ela pode melhorar seus resultados. Se não trouxer benefícios, não será relevante.
Time-bound: uma boa meta precisa ter prazo determinado, para não perder o foco.
Certamente, você possui uma série de objetivos pessoais ou profissionais a realizar no próximo ano. Confira o exemplo abaixo e tente aplicá-lo não só na sua empresa, mas também na sua vida.
Objetivo: Comprar uma casa
Meta: Economizar R$ 300 mil reais em um ano para comprar uma casa
Ficou claro como as metas devem ser formuladas e como elaborar o planejamento anual?
No final do dia, o que determina se a organização vai bem ou mal é sua rentabilidade.
Quando os números ficam abaixo das expectativas, é sinal de que não houve bom planejamento ou que ele não está sendo bem executado.
Portanto, dedique um bom tempo ao seu planejamento anual e à definição de metas. Você vai ver que o esforço vale a pena!
E que tal compartilhar este artigo nas suas redes para incentivar seus parceiros de negócios a planejarem bem o ano de 2020? Assim, todo mundo sai ganhando!