Temendo perder clientes para a contabilidade online? Aprenda a criar uma estratégia competitiva e ofereça serviços que superem a vantagem do preço baixo.
A contabilidade online está tirando o sono de muitos contadores. É por isso que, em nossos conteúdos, temos falado muito sobre como se diferenciar da concorrência da contabilidade online.
Hoje, vamos nos aprofundar no tema “estratégia competitiva na contabilidade”, revelando quais passos você deve seguir para que os seus clientes não sejam atraídos pelo valor menor dos serviços online e até aceitem pagar mais pela sua oferta!
Leia o texto na íntegra e não perca a chance de se destacar no mercado!
A estratégia da Contabilizei
A Contabilizei é uma empresa totalmente digital, cuja estratégia é baseada na automatização de processos (tecnologia) e na padronização dos serviços.
Este modelo faz com que ela seja capaz de atender a uma base de clientes muito maior do que qualquer outro escritório de contabilidade.
Para você ter uma ideia, com menos de 5 anos no mercado, ela já atende a mais de 10 mil clientes e conta com diversos concorrentes diretos, ou seja, muitos competidores estão replicando o seu modelo de negócio.
Seu sucesso também atrai muitos investidores, o que permite que a empresa cresça e mantenha-se operando mesmo em situação de prejuízo.
O diferencial da Contabilizei está justamente na padronização e no atendimento em grande escala, o que faz com que a contabilidade online seja uma grande ameaça aos profissionais que atuam de forma tradicional.
No entanto, os empresários de contabilidade devem encarar este momento como uma oportunidade para diferenciar seus serviços e, assim, conquistar mais clientes.
Mas, para alcançar este objetivo, só tem um jeito. Continue a leitura e saiba como.
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Competir com a contabilidade online? Sim, você pode!
Basta criar uma estratégia para que sua empresa seja vista pelos clientes de uma forma diferenciada, ou seja, oferecer soluções que resolvam seus problemas mais frequentes, agregando maior valor ao negócio.
Mas o que seria exatamente uma estratégia competitiva? De acordo com a definição de Michael Porter, especialista em estratégia competitiva, ela consiste em focar em um nicho ou segmento de mercado específico e entregar ao cliente um serviço especializado, com uma experiência única. |
Já introduzimos esse conceito no artigo anterior e, a seguir, vamos detalhar um pouco mais seus elementos e o que você deve considerar em sua estratégia. Ela é composta por dois itens básicos:
1 Proposta de valor
Aqui, você precisa determinar como será a sua oferta diferenciada. Para isso, basta responder às questões abaixo:
- Quem são seus clientes? (nicho que você pretende atender);
- Quais são as suas necessidades? (problemas que você pode ajudá-lo a resolver);
- Quais os produtos/serviços que você vai entregar?;
- Que preços pretende cobrar?
A partir da definição acima, entendemos que a essência da estratégia competitiva está em fazer escolhas. E essas escolhas serão a base da sua proposta de valor.
Dica Bônus – uma estratégia muito comum — e que faz muito sucesso atualmente —, é oferecer serviços “Freemium”, isto é, disponibilizar benefícios gratuitos como estímulo para que o cliente adquira o seu novo serviço. Por exemplo: você pode oferecer gratuitamente um serviço de orientação financeira com algumas dicas de boas práticas de gestão do caixa que seria um aperitivo de um serviço pago de consultoria financeira.
2 Cadeia de valor
Esta nada mais é do que o conjunto de atividades que serão desenvolvidas para entregar a sua nova proposta de valor ao cliente. Para estruturar a sua cadeia de valor, é preciso determinar o seguinte:
- Quantos e quais profissionais serão necessários (que tipo de qualificação eles devem ter?)
- Quais os processos necessários para entregar o novo serviço?
- Quais ferramentas você precisará ter?
Observe que os dois itens (a proposta de valor e a cadeia de valor) estão interligados, de forma que não é possível existir um sem o outro.
Mude a sua mentalidade e prepare-se para um novo mercado!
A construção de uma estratégia competitiva demanda uma nova mentalidade do empresário contábil, onde o foco está em criar um valor superior para um público específico.
Assim, você será visto como um profissional especializado e, provavelmente, terá uma concorrência muito menor.
Mas, se por um lado a especialização traz um diferencial, por outro, você deverá abrir mão de clientes que não estejam dentro do nicho escolhido.
Embora seja muito difícil recusar novas oportunidades de negócios, tenha em mente que isso é necessário para que sua estratégia não seja comprometida.
Agora que você já conhece todos os elementos e, principalmente, os benefícios de adotar uma estratégia competitiva na contabilidade, é hora de fazer a lição de casa.
Reflita sobre qual segmento você gostaria de trabalhar e faça uma pesquisa detalhada sobre ele. Esse é o ponto de partida para montar a sua estratégia e obter o diferencial que você precisa para fortalecer sua empresa!
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