Aprenda como desenvolver as habilidades necessárias, nas quatro áreas de conhecimento, que o empresário contábil precisa dominar para que ele seja capaz de tirar a empresa da situação em que se encontra e promover o crescimento do seu negócio.
Nesse artigo você entenderá a importância de cada uma das quatro áreas e ainda conhecerá as sete regras para desenvolver qualquer habilidade com o mínimo de sofrimento.
Porque desenvolver novas habilidades é essencial para a sobrevivência do escritório
Você talvez ainda não tenha percebido, mas a verdade é que estamos em meio a um processo silencioso em que os pequenos escritórios contábeis estão sendo gradualmente substituídos por novas empresas. em que grande parte dos processos são realizados por robôs ou algoritmos.
São empresas como a Contabilizei e a ROIT, que investem pesadamente em tecnologia, inovam na gestão de pessoas e processos, além de utilizarem táticas agressivas de marketing e vendas para conquistar espaço e crescer.
Os resultados estão aí para quem quiser ver. A Contabilizei, em apenas 6 anos de existência, já atende a mais de 30 mil empresas espalhadas por todo o Brasil.
Enquanto a ROIT, que já tem mais de 70% dos seus processos realizados por robôs, já fala publicamente em se tornar um unicórnio (startup com valor de mercado acima de 1 bilhão) em até 3 anos.
E o que você pode fazer?
Agora você deve estar se perguntando, o que eu, que tenho um pequeno escritório de contabilidade, posso fazer para impedir que a minha empresa seja engolida por esses concorrentes tão poderosos?
A única saída é se reinventar.
Se reinventar como empresa e como empresário contábil. Para isso, você precisará dominar quatro áreas de conhecimento.
As quatro áreas de conhecimento que o empresário contábil precisa dominar
Existem 4 áreas que o empresário precisa dominar para tirar o seu negócio da situação em que está hoje e fazer com que ele cresça, mesmo em um cenário de crise econômica e competição acirrada. São elas:
- Marketing e Vendas
- Gestão (Processos e Pessoas)
- Finanças
- Tecnologia
O Marketing é o que gera as oportunidades, enquanto vendas transforma oportunidade em dinheiro.
Finanças é quem cuidar do dinheiro. Uma empresa que não sabe cuidar do dinheiro não sobrevive, mesmo que tenha muitas vendas.
Gestão envolve processos e pessoas, mas também envolve liderança, cultura, planejamento e indicadores.
E Tecnologia, que mais do que qualquer outra área, se tornou vital para a sobrevivência e evolução da empresa contábil.
A realidade, contudo, é que a grande maioria dos proprietários de escritório de contabilidade são ótimos contadores, mas raramente dominam se quer uma dessas habilidades.
Como então superar esse gap de conhecimento e de habilidades que lhe permitirão vencer esse enorme desafio?
É o que veremos a seguir.
Como aprender qualquer habilidade com o mínimo de sofrimento
Com a internet, se tornou muito fácil adquirir novos conhecimentos.
Em uma rápida pesquisa você pode encontrar muito conteúdo sobre qualquer uma das quatro áreas, inclusive aqui no meu blog, assim como no meu canal do YouTube.
Mas existe uma grande diferença entre adquirir conhecimento e transformar esse conhecimento em habilidade prática.
Por isso, no meu curso, Método 4X, eu incluo muitos exercícios e muitas atividades práticas.
A verdade, porém, é que para cada aluno que pratica de maneira adequada as orientações, haverá pelo menos uma dezena que, provavelmente, irão parar no meio do caminho.
Se você não quer estar entre os que ficam pelo caminho e desistem, você precisa aprender as sete regras para aprender qualquer habilidade com eficácia e com o mínimo de sofrimento.
Regra 1: Pratique apenas um comportamento por vez
Pessoas que aprendem habilidades complexas, como tocar um instrumento musical, fazem isso praticando um comportamento por vez.
Comece pela área de conhecimento que pode trazer resultados mais rápidos para a sua empresa, escolha um comportamento para praticar e não passe para o seguinte até ter confiança que conseguiu dominar o primeiro.
Por exemplo, em vendas pratique a habilidade de fazer perguntas para identificar as necessidades do cliente até você se tornar realmente bom nisso e só então parta para outra técnica.
Regra 2: Encontre uma motivação (muito forte)
Desenvolver novos hábitos não é uma tarefa fácil. Usualmente os novos comportamentos parecerão estranhos e desconfortáveis, até que você se acostume com eles.
O ser humano naturalmente é resistente a mudança, por isso é importante que você tenha uma grande motivação.
Pergunte-se por que você deseja desenvolver a nova habilidade e não se contente com a primeira resposta, pois ela, normalmente, não é a sua real motivação.
Nesse vídeo eu explico por que é tão importante encontrar a sua real motivação para desenvolver um novo hábito.
Regra 3: Experimente o novo comportamento no mínimo por 4 vezes, ao longo de um mês
Dificilmente um novo comportamento trará o resultado desejado já a partir das primeiras tentativas. É provável até que a sua produtividade caia, afinal você ainda não está acostumado com o novo método.
Veja esse exemplo do mundo dos esportes.
Em uma aula aberta um famoso tenista ensinou a diversos jogadores como rebater a bola com mais precisão.
Logo após a aula foi solicitado a cada jogador que executasse a nova técnica e em seguida respondesse se os golpes tinham sido mais ou menos precisos que o habitual.
A grande maioria respondeu que tinha sido menos preciso.
Por isso, é preciso tentar qualquer comportamento novo várias vezes até tê-lo praticado o suficiente para se sentir à vontade e eficiente.
Nunca desiste nem julgue se o comportamento funciona até você tê-lo experimentado por pelo menos 4 vezes, em um intervalo de 1 mês.
Regra 4: Torne o comportamento fácil e dê um passo de cada vez
Nuno Cobra, preparador físico de Airton Senna e treinador de muitos atletas vitoriosos, conta no seu livro, A Semente da Vitória, que os treinos dos seus alunos sempre começavam com uma corrida muito leve.
Essa corridinha era tão lenta que os seus atletas ficavam constrangidos quando eram ultrapassados por caminhantes. Eles até apelidaram a técnica de “corridinha sem-vergonha”.
Para Nuno, contudo, esse era um dos segredos do seu método, que permitia que o corpo dos atletas fosse se habituando aos poucos, com progressivas cargas de treino.
Se o novo comportamento parece difícil para você, divida-o em elementos menores, em intensidade ou tempo.
Lembre-se que o fator mais importante na aquisição de um novo hábito é a consistência com que você o pratica, e não a intensidade do treino.
Regra 5: Coloque a quantidade antes da qualidade
Quando você está aprendendo algo novo, a frequência com que você pratica o novo hábito é mais importante do que a qualidade.
Quando eu tive as minhas primeiras aulas de Inglês, muitos anos atrás, havia um foco muito grande na gramática e uma cobrança para que o aluno se expressasse corretamente. Como resultado, eu tinha muita vergonha de falar, o que naturalmente bloqueou o meu aprendizado.
Muitos anos depois eu me inscrevi em um curso online que me permitia fazer aulas de conversação todos os dias. Foi só então que o meu inglês deu um salto e eu finalmente consegui atingir o meu objetivo de obter fluência.
Quando voce estiver praticando um novo comportamento, concentre-se na quantidade, pois a preocupação com a qualidade pode ser uma grande objeção no seu processo de aprendizagem.
Veja esse vídeo a seguir e entenda por que a quantidade é mais importante do que a qualidade quando estamos desenvolvendo um novo hábito.
Regra 6: Pratique em situações seguras
Treine o novo comportamento em situações de baixo risco, onde você pode se dar ao luxo de falhar e aprender a partir dos seus erros.
Novas habilidades frequentemente são incomodas e muitas vezes esquisitas. Se você as experimentar em situações críticas, passará insegurança e não se sairá bem.
Tente sempre novos comportamentos em situações de baixo risco, até que elas se tornem naturais. Em vendas, por exemplo, comece com pequenas contas, clientes que conhece bem, ou áreas onde você não tem muito a perder.
Regra 7: Planeje, Faça e Avalie
Chegamos a nossa sétima e última regra, que é nada menos que a lei fundamental do processo de aprendizagem e melhoria contínua.
Planeje o comportamento, execute, avalie e melhore.
Vamos pegar novamente o exemplo de uma reunião de vendas em que você está desenvolvendo o hábito de fazer perguntas SPIN para trabalhar as necessidades do cliente.
Antes da reunião, elabore um planejamento incluindo coisas como:
- O objetivo da reunião
- Uma pesquisa prévia sobre a empresa e da pessoa com quem você irá falar
- Uma lista dos potenciais problemas que você resolve para o cliente
- Uma lista de possíveis perguntas SPIN a serem feitas durante a reunião
O planejamento vai lhe ajudar muito e aumentar as chances de sucesso da sua visita, mas para que o aprendizado seja completo você deve avaliar o resultado da visita perguntando-se coisas como:
- Os meus objetivos foram atingidos?
- O que eu faria diferente se pudesse repetir?
- O que aprendi que posso usar em outras visitas nesse cliente?
- O que aprendi que posso usar em outro contexto?
O Objetivo da avaliação é identificar e refletir sobre aqueles pequenos detalhes que acabam fazendo toda a diferença para o seu desempenho e para o seu sucesso.
Um recado final
Observe que as sete regras podem ser usadas para qualquer novo comportamento ou hábito que você está desenvolvendo, tanto na sua vida pessoal quanto na empresa.
Siga-as de modo consistente e eu não tenho a menor dúvida que o seu sucesso será grande.