Você sabe quanto custa atender cada cliente do seu escritório? Fazer a apuração de custos é fundamental para que você consiga precificar adequadamente os seus serviços e organizar melhor a rotina da sua empresa.
Sabe por quê? Tendo essa informação em mãos, é possível avaliar se aquele cliente que traz o maior faturamento para o seu escritório é mesmo o melhor, ou se está apenas consumindo muito tempo de sua equipe e impedindo que você possa captar novos clientes.
Você também pode descobrir que aqueles que têm uma operação mais simples, apesar de apresentarem um retorno financeiro menor, podem ser uma boa opção, já que eles ocupam menos os seus funcionários. E esta pode ser uma boa oportunidade para ampliar sua base de clientes.
Independente da estratégia adotada, conhecer o custo por cliente de seu escritório vai ajudar a melhorar a sua gestão de custos e fazer seu escritório crescer!
E para obter essas informações tão importantes, você só precisa seguir 3 passos simples. Vamos a eles!
Assista:
Continue lendo o artigo:
Registre numa planilha todos os clientes e principais processos
Monte uma planilha com o nome dos seus clientes e liste os principais processos realizados para cada um — tanto as tarefas que devem ser feitas todos os meses, quanto as solicitações eventuais.
Escolha um aplicativo ou ferramenta para contabilizar o tempo gasto com cada um deles.
Para obter o custo por cliente, você terá que controlar o tempo que cada colaborador da sua equipe gasta com ele durante o mês e fazer o registro desses dados em um aplicativo ou ferramenta de sua preferência.
Mas, atenção: o aplicativo deve possibilitar que a informação seja registrada logo após o término de uma tarefa, ou, no máximo, no mesmo dia, evitando assim o risco de fornecer informações imprecisas, que levarão a cálculos incorretos.
Portanto, para evitar que o funcionário esqueça de alguma informação relevante, caso ele deixe para lançar as horas no dia seguinte, é necessário criar um processo que garanta o lançamento das horas antes do encerramento do expediente, o que vai exigir disciplina de sua equipe e o seu monitoramento constante.
Consolide as informações e faça a apuração de custos
Com as informações da planilha, no final de cada mês, consolide os dados e gere um relatório a partir da própria ferramenta, incluindo nele o custo de cada funcionário para a empresa.
Com isso em mãos, você terá todos os dados necessários para calcular o quanto é gasto no atendimento de cada cliente. É claro que os resultados dessa apuração de custos podem variar a cada mês, mas a ideia é que, ao longo de um determinado período, você possa saber quanto a operação de cada cliente custa para sua empresa.
Esta é uma informação essencial para que você tenha uma gestão de custos mais eficiente em sua empresa e consiga estabelecer o valor dos seus serviços de forma mais adequada e justa.
Está enfrentando problemas operacionais que impedem o crescimento do seu escritório? A tecnologia pode te ajudar a resolvê-los. Se quiser saber mais sobre como aumentar a produtividade e fazer uma boa gestão de custos, não deixe de se inscrever em nosso minicurso: 5 passos para aumentar lucros e atrair mais clientes para o escritório contábil.
No módulo 4 você terá acesso a uma planilha criada exclusivamente pelo CIOnaNuvem para ajudá-lo com a apuração de custos no seu escritório.
O acesso ao curso é 100% gratuito, mas por tempo limitado. Aproveite!