Você certamente já ouviu falar em recuperação de créditos tributários. São processos que possibilitam ao empresário recuperar tributos eventualmente pagos a maior.
O que você talvez ainda não saiba é que a recuperação de créditos tributários tem sido usada por muitos contadores como uma estratégia bastante eficaz para aumentar faturamento e atrair novos clientes para os seus escritórios.
Neste artigo, falaremos sobre ferramentas que automatizam e auxiliam o contador durante todo o processo de recuperação, desde a identificação das oportunidades de recuperação, até a efetiva solicitação da restituição no site da receita.
Falaremos sobre os problemas que as ferramentas ajudam a resolver e das oportunidades que se abrem para o empresário contábil oferecer serviços de maior valor agregado e aumentar o ticket médio da sua carteira de clientes.
Como transformar um problema em uma oportunidade
Eu costumo dizer que para toda dificuldade existe uma oportunidade, para aquele que consegue oferecer uma solução para o problema.
Existem vários tipos de recuperação de créditos tributários, alguns envolvendo valores altíssimos como a exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS/COFINS, também conhecido como tese do século.
Vamos focar naquela que é a oportunidade mais acessível para os escritórios de qualquer porte, que é a recuperação de tributos pagos a maior por empresas do simples nacional que revendem produtos sujeitos à tributação monofásica, ou substituição tributária do PIS/PASEP e da COFINS.
Existem muitas empresas, tais como mercadinhos, farmácias e lojas de autopeças, que estão pagando indevidamente PIS/COFINS em virtude da não segregação ou da segregação incorreta dos produtos vendidos.
Isso ocorre porque essas empresas e seus contadores costumeiramente não fazem a classificação fiscal correta, que é trabalhosa e precisa ser feita produto a produto.
A consequência direta é que a empresas acabam pagando mais tributos do que deveriam.
Duas grandes oportunidades para o contador
A oportunidade surge então para o contador que tem a capacidade de mostrar ao empresário que ele tem um problema (está pagando imposto a maior), mas tem também duas grandes oportunidades:
- Recuperar todo o dinheiro pago a maior nos últimos 5 anos;
- Passar a pagar menos impostos, de forma legal.
Tudo feito na esfera administrativa, sem qualquer burocracia, sem a necessidade de constituir advogados e com retorno em dinheiro, na conta da empresa, em até 60 dias.
E como o empresário, na maioria das vezes, não sabe que está pagando mais tributos do que deveria, duas oportunidades se abrem para o contador:
Em primeiro lugar, o contador tem oportunidade de oferecer o serviço de recuperação. Ou seja, ajudar a empresa a recuperar todos os valores pagos a maior nos últimos 5 anos.
E quando o serviço é oferecido para uma empresa não cliente, automaticamente uma segunda oportunidade se abre, que a do contador oferecer o seu serviço de contabilidade recorrente.
E sabe o que é ainda melhor? É que você ainda tem a oportunidade de cobrar um ticket mensal acima da média de mercado, afinal você já entra mostrando um valor superior para esses novos clientes.
Resumindo os benefícios da recuperação de crédito para o contador
Podemos então afirmar que o empresário contábil que vende os serviços de recuperação de crédito ganha duas vezes:
- Vendendo o serviço de recuperação e faturando uma comissão, que usualmente fica entre 20% e 30% do valor recuperado;
- Aproveitando a autoridade demonstrada durante a prestação do serviço de recuperação para capturar novos clientes para o seu serviço contábil recorrente, cobrando tickets acima da média do mercado.
E por que o contador consegue tudo isso? Porque ele entregará para o empresário aquilo que ele mais sonha:
- A possibilidade de receber uma injeção recursos no caixa (algo que vale ouro em época de vacas magras);
- A oportunidade de pagar menos impostos, de forma totalmente legal.
Como funcionam as ferramentas de recuperação de crédito tributário
De uma forma geral o processo de apuração de créditos tributários é bastante simples. Ele começa com o cadastramento dos dados básicos da empresa: razão social e CNPJ.
Em seguida, o operador deve carregar os arquivos PGDAS e XMLs de emissão própria da empresa dos últimos 60 meses.
O sistema então verifica a classificação contábil vigente de cada produto, de acordo com o NCM e a data de emissão da nota, para identificar o que é monofásico e o que de fato tinha de ser tributado.
A partir daí a ferramenta realiza a apuração e mostra os resultados:
- O total de valores pagos em PIS/COFINS originalmente;
- Os valores que efetivamente deveriam ter sido recolhidos (considerando a classificação vigente dos produtos);
- Os créditos elegíveis de restituição.
O sistema emite ainda o relatório de segregação de receita, que tem todas as informações necessárias para que o contador realize a retificação das PGDAS referentes ao período auditado.
A parte final é realizada no próprio portal do Simples Nacional, onde o contador encontrará a opção para realizar o pedido eletrônico de restituição.
Após a realização do pedido, o crédito dos valores corrigidos é feito diretamente na conta da empresa em até 60 dias.
Um caso real que ilustra o tamanho da oportunidade
Para ilustrar o tamanho da oportunidade que está aberta a todos os escritórios contábeis, de qualquer tamanho, eu vou contar um caso real de sucesso que aconteceu com um aluno do meu treinamento, o Método 4X.
O Dinailton é proprietário de um escritório contábil em uma pequena cidade do interior do estado do Tocantins.
Percebendo a oportunidade que se abria, ele decidiu investir em uma campanha no Facebook para atrair empresas com potencial interesse em serviços de recuperação de crédito tributário.
Um investimento de R$ 100 que resultou em um retorno de R$ 20 mil
Ele não tinha muita certeza se conseguiria atrair muitos empresários interessados, por isso decidiu investir um pequeno valor, de apenas R$ 100, em uma campanha de marketing.
Essa campanha, nada mais era do que um post no Facebook que atraia os interessados para uma página no site, onde o empresário poderia fazer um cadastro para uma avaliação sem compromissos.
Apesar de suas dúvidas iniciais o resultado foi extraordinário.
Com apenas R$ 100 de investimento, ele conseguiu fechar com três empresas que lhe renderam um faturamento extra de R$ 20 mil pelos serviços de recuperação.
Mas o melhor de tudo é que as três empresas acabaram virando clientes do serviço mensal de contabilidade do Dinailton.
Elas até concordaram em pagar tickets acima da média do mercado local, pois perceberam nos serviços dele um valor (e uma autoridade) muito superior ao que era demonstrado pelos profissionais que as atendiam previamente.
Você pode assistir essa história completa, contada pelo próprio Dinailton, neste link.
As ferramentas de recuperação de crédito tributário
Vamos agora conhecer as quatro empresas que oferecem serviços de recuperação de crédito tributário.
A MA Tecnologias oferece um sistema de revisão tributária que é o mais antigo, mais conhecido e mais utilizado pelas grandes causas de recuperação tributária, aquelas que envolvem dezenas ou centenas de milhões de reais.
Por essa razão, ela é também a mais cara e menos acessível aos escritórios contábeis.
A ferramenta e-Recuperador, da empresa e-Auditoria oferece, provavelmente, a melhor relação custo-benefício no caso de você precisar também de soluções de auditoria contábil.
Pagando um valor fixo de 1.099 mensais você terá acesso a todos os módulos da solução, incluindo as ferramentas de auditoria, recuperação e segregação, sem limite de CNPJ, ou volume de notas.
A empresa também se destaca por oferecer um suporte de alta qualidade, incluindo esclarecimento de dúvidas relacionadas ao negócio de recuperação de tributos.
Outra ferramenta é a Recupera Simples que atende contadores, advogados e consultores em recuperação de tributos.
A empresa possui planos flexíveis que começam a partir de 299 ao mês, o que faz dela uma boa opção para quem está iniciando e não quer gastar muito.
Outra curiosidade a respeito da empresa é que ela possui uma parceria com o Anderson Souza, do café tributário, uma autoridade no assunto.
Dicas finais para a escolha da solução de crédito tributário
Para finalizar, eu vou deixar duas dicas para você que deseja contratar uma ferramenta de recuperação de crédito tributário.
Defina claramente os seus objetivos com a aquisição da ferramenta.
Você quer apenas resolver o problema dos seus clientes que podem, eventualmente, estar pagando mais impostos do que deveriam?
Ou você quer também aproveitar a oportunidade para captar mais clientes e aumentar o seu faturamento oferecendo os serviços de recuperação e segregação para não-clientes?
Se a sua escolha for pela segunda opção, tenha em mente que você precisará também investir em uma boa campanha de marketing para atrair os potenciais clientes. Afinal, eles não vão chegar até você apenas porque você contratou uma ferramenta.
Faça um teste grátis com um caso real de recuperação
A outra dica é sempre fazer um teste grátis, de preferência com um caso real, para que você possa avaliar as facilidades e recursos da ferramenta escolhida.
Se você quer aprender tudo sobre como automatizar processos no escritório contábil, eliminar atividades manuais e reduzir os custos dos processos internos, não deixe de conhecer o treinamento de tecnologia e gestão mais completo do mercado, o Método 4X.