O ano já começou e é tempo de renovar as esperanças e refazer os planos para o ano que está iniciando.
E se você é empresário, hora de fazer o famoso e necessário planejamento estratégico.
Eu costumo dizer que nenhuma empresa, por menor que seja, deveria começar o ano sem um orçamento e sem um planejamento.
Afinal são estas importantes ferramentas de gestão que servirão como um guia, com as iniciativas e ações necessárias para que a empresa possa atingir os seus grandes objetivos no médio e longo prazo.
Sem um planejamento, a empresa (e o empresário) se tornam reféns do curto prazo e apenas reagem às crises e aos problemas que se sucedem a cada dia.
Infelizmente, porém, a maioria dos pequenos empresários não faz um planejamento estratégico. Seja por desconhecimento ou falta de hábito.
Acompanhe a seguir 5 dicas para você elaborar um planejamento estratégico de sucesso para crescer na contabilidade.
1- Comece fazendo as perguntas certas
Toda empresa para crescer precisa de desempenho em três grandes aspectos: resultados diretos, construção de valores e desenvolvimento de pessoas para o futuro.
E para aumentar o seu desempenho em qualquer dessas áreas, a empresa precisará, necessariamente, passar por mudanças.
Por isso o planejamento deve começar com mais perguntas do que certezas. As pessoas devem ser estimuladas a questionar a forma como as coisas são feitas, em especial o que não está funcionando, ou poderia funcionar melhor.
E esse exercício deve ser iniciado pelo próprio empresário, que deve se perguntar o que ele poderia fazer (e não está fazendo no momento) que, se for feito de maneira constante, causará uma grande diferença, na sua vida pessoal e na sua empresa.
Reflita aí por alguns minutos e escreva uma resposta curta, com a primeira coisa que lhe vier a cabeça.
Toda mudança começa com um pequeno passo. E esse será o primeiro que você dará na construção do seu novo ano.
2- Deixe muito claro aonde você quer chegar
Onde você quer que a sua empresa esteja daqui a 5 ou 10 anos? Quem serão os seus clientes, quanto você pretende faturar? Qual será o seu papel e o dos seus colaboradores nessa empresa do futuro?
Se você não sabe aonde quer chegar então você não está indo para lugar nenhum.
Tonta grande empresa começa com uma grande intenção, um grande propósito.
E não há melhor forma de comunicar o seu propósito, do que você descrever a sua visão de futuro, que é exatamente aquilo que você quer se tornar no longo prazo, tanto como pessoa, quanto como empresa.
Por isso, eu recomendo que você sempre inicie o seu planejamento estratégico desenvolvendo, ou revendo, a sua visão de futuro.
E aqui vão 3 dicas para você criar uma visão de futuro poderosa, que seja capaz de inspirar a todos:
1- A Visão de Futuro deve ser grande
Se você pensou em um número, multiplique-o por 10. Pessoas são inspiradas por grandes propósitos.
2- Alinhe a visão de futuro pessoal com a empresarial
É na vida pessoal que aproveitamos os frutos conquistados na vida empresarial.
3- Inclua os colaboradores
Incentive-os para que eles criem as suas visões pessoais e compartilhe a visão de futuro da empresa.
No vídeo a seguir eu explico por que você precisa de uma visão de futuro poderosa.
Assista o vídeo:
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3- Escolha uma grande prioridade
A primeira razão pela qual a maioria dos planos falham é a falta de clareza sobre o que é realmente importante.
Existe um ditado russo que diz que, quem tenta perseguir dois coelhos ao mesmo tempo pode acabar sem nenhum.
A verdade é que um plano com muitos objetivos e metas é quase tão ruim quanto não ter plano nenhum, porque acabamos dissipando a energia entre vários objetivos difíceis e com isso acabamos não chegando a lugar nenhum.
Entre tudo aquilo que você pode fazer, é necessário escolher uma grande prioridade, aquela que mais pode contribuir neste momento para você avançar na direção da sua visão de futuro.
É nesse objetivo, de mais alta prioridade, que devemos apostar nossas principais fichas. E uma boa forma de você descobrir essa prioridade é fazendo a pergunta foco:
Qual é a única coisa que eu posso fazer hoje que, uma vez realizada, tornará todas as outras coisas mais fáceis ou desnecessárias?
A pergunta lhe força a pensar em apenas uma coisa, aquela que, uma vez realizada, causará o maior impacto na sua empresa, e tornará todas as outras mais fáceis, ou até desnecessárias.
4- Crie um senso de urgência para a sua maior prioridade
O segundo motivo para os planos falharem é a falta de urgência e a tendência a procrastinação.
Em janeiro, dezembro parece muito distante.
E sempre que achamos que temos muito tempo, temos uma tendência a procrastinar, a deixar para depois.
É aquela famosa síndrome do estudante. Dê a um estudante um prazo de um mês, ou uma semana, que ele sempre deixará para estudar na véspera da prova.
Essa falsa crença, de que temos muito tempo a frente, é o que nos afasta da verdade de que a vida é vivida a cada momento e que o sucesso é criado a partir do que você realiza a cada momento, a cada dia, a cada semana.
Sem um sistema que crie um sentido de urgência para os seus objetivos de mais alta prioridade dificilmente você conseguirá realizá-lo, independente da qualidade do seu plano.
Crie metas curtas, de no máximo 3 meses, e estabeleça um plano com atividades semanais.
No vídeo a seguir, eu falo sobre como elaborar um planejamento a prova de falhas.
Assista o vídeo:
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5- Utilize um método que comprovadamente funciona
A hora de fazer o seu planejamento estratégico não é o momento de fazer experimentos ou buscar reinventar a roda.
É preciso buscar um método que já tenha mostrado a sua eficácia no apoio da criação e execução de planejamentos estratégicos de sucesso para variadas empresas contábeis.
Um método que combine de uma forma prática os dois fatores mais críticos para o sucesso de um planejamento estratégico, a clareza sobre o que é mais importante e um sentido de urgência que garante a realização das atividades críticas para o sucesso do plano e evita a procrastinação.
O treinamento Planejamento Estratégico com o Método 4X combina essas características com um material prático e didático que ajuda o empresário contábil a traçar os seus planos alcançar os seus maiores objetivos.
Seja captar mais clientes, ou automatizar o processo contábil, tudo que você precisará fazer é escolher a sua prioridade e seguir o passo a passo que lhe guiará desde o primeiro dia até o alcance do seu objetivo final.
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