Neste texto, o CIOnaNuvem conta o que fazer para proteger sua empresa dos hackers e manter as informações dos seus clientes em segurança.
Segurança da informação é coisa séria. Políticos, juízes e até celebridades já tiveram informações confidenciais roubadas dos seus dispositivos eletrônicos e divulgadas pelos famosos hackers.
Mas será que ter um bom antivírus é o suficiente para proteger os dados desses bandidos que atuam na rede?
A seguir, você vai saber como proteger sua empresa desses ataques virtuais.
Entenda como agem os hackers
Já imaginou ter as informações da sua empresa “sequestradas” ? Foi o que ocorreu com um empresário de contabilidade de uma pequena cidade no interior do Maranhão.
Ele teve os servidores invadidos por um hacker, que instalou um tipo especial de vírus, conhecido como ransomware. Esse tipo de vírus bloqueia o acesso aos dados e exige o pagamento de um “resgate” para devolvê-los.
Uma história assustadora, não é? Mas, felizmente, tudo acabou bem, pois a empresa tinha o backup e conseguiu recuperar os dados.
No entanto, esse caso mostra que os ataques virtuais são cada vez mais comuns nas empresas, sem contar que as ações dos hackers estão cada vez mais “sofisticadas”.
Por isso, é importante tomar precauções que vão além do antivírus para não perder seus dados.
Vamos, então, às 4 dicas práticas para você não se tornar a próxima vítima.
Assista o vídeo:
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Transporte seus apps e documentos para a nuvem
Nos dias de hoje, não faz mais sentido manter servidores físicos em seu escritório, a menos que você more em uma região que não tenha um serviço de internet banda larga confiável, pois além dos custos serem muito maiores, a segurança também deixa a desejar.
E os serviços na nuvem têm diversas vantagens, como sempre falamos aqui. Mas a maior delas é justamente a segurança, já que os principais provedores possuem certificados internacionais que garantem a proteção dos dados.
Existem dois tipos de migração:
- Documentos: feita para uma plataforma de gestão de documentos , como o Google Drive e o Onedrive, que você pode iniciar com o acesso gratuito — basta ter uma conta de e-mail do Google ou da Microsoft.
Ou você pode optar por um serviço de gestão de documentos específico para o mercado contábil.
- ERP Contábil: para este caso, eu recomendo que você entre em contato com seu fornecedor e verifique se ele oferece o sistema na modalidade “software como serviço”, ou seja, sem instalação no computador. Nessa modalidade, você paga uma assinatura mensal.
Caso o seu fornecedor não tenha essa alternativa, há também a opção de migrar o seu servidor interno para um virtual (na nuvem), adquirindo um serviço de hospedagem.
Nesse caso, recomendamos que você contrate uma assessoria de TI, que vai levar os seus aplicativos instalados no servidor local para o ambiente online.
Os 3 maiores fornecedores desses serviços no mercado são: Google, Microsoft e Amazon.
Dica bônus: É importante escolher um serviço que ofereça suporte 24 horas, 7 dias por semana e em português, pois assim, se houver algum problema fora do horário do expediente, você não corre o risco de ficar na mão.
Adote uma política de backup e recuperação para evitar a perda de dados
Assim como qualquer procedimento na empresa, as normas e orientações para a cópia de documentos devem ser registradas e comunicadas a todos os funcionários, por meio de um plano de backup e recuperação, que deve conter o seguinte:
- Como o backup será realizado;
- Periodicidade (mensal; semanal);
- O que será contemplado no backup;
- Tempo de retenção (por quanto tempo o os documentos devem ser mantidos);
- Os procedimentos para recuperação e teste, garantindo que realmente seja possível recuperar seus documentos em caso de necessidade.
E lembre-se que, mesmo após a migração dos sistemas e documentos para a nuvem, esse procedimento não deve ser descartado.
Não deixe de questionar o seu fornecedor de hospedagem virtual sobre como os procedimentos de backup e restauração são realizados, para ter certeza de que seus dados estão seguros.
Proteja seu e-mail
Você sabia que o correio eletrônico pode ser a porta de entrada para o hacker?
É por onde o invasor terá acesso a informações confidenciais e até mesmo suas senhas. A única forma de evitar que isso aconteça é criando uma senha que não seja fácil de descobrir.
Crie senhas fortes
Uma senha considerada “forte” é composta por letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais, e contém mais de 6 dígitos. Esqueça datas de aniversário, nomes etc.
Veja, a seguir, outras medidas para escapar das armadilhas virtuais:
- Faça a alteração das senhas dos sistemas — sua e da sua equipe — periodicamente. Em alguns, é possível programar a troca e alertar o usuário.
- Não compartilhe: esta é uma regra básica que muitas vezes não é respeitada, podendo ter graves consequências para você e para sua empresa.
- Usar a mesma senha para locais diferentes não é recomendado. Dessa forma, seu computador, celular e tablet, devem ter códigos distintos.
- Bloqueie seus dispositivos para que seus dados não sejam expostos a qualquer pessoa e em qualquer lugar.
Dica bônus: Se ficar difícil lembrar de todas as senhas, você pode utilizar um app que auxilia no gerenciamento de todas as suas credenciais de acesso. Outra alternativa é registrá-las em um documento criptografado.
Realmente, quando o assunto é segurança da informação, não dá para se descuidar. Afinal de contas, são as informações dos seus clientes que estão em jogo e qualquer vacilo pode acabar com a sua reputação profissional.
Então, se você ainda não sabe como criar um plano de backup e recuperação, envie uma mensagem para o CIOnaNuvem e receba um modelo direto no seu e-mail!
1 comentário
Já senti na pele os problemas com baixa segurança…Dicas importantes, excelente artigo!