Como se sobressair diante de uma concorrência que exige dos escritórios inovação para atrair e manter novos clientes? Saiba tudo neste post.
Muitos contadores têm se preocupado com a concorrência da contabilidade online. Empresas como a Contabilizei, sobre a qual já contamos a história aqui, surgiram há poucos anos e já conquistaram uma boa fatia do mercado, ajudando a definir novos parâmetros de preços para os serviços contábeis, especialmente para as pequenas e médias empresas.
Por isso, hoje, o CIOnaNuvem aborda um tema de extrema importância para você que é dono de um escritório contábil, seja ele de pequeno ou de grande porte: vamos falar sobre estratégia competitiva e tudo o que você precisa fazer para destacar seu escritório diante da concorrência da contabilidade online.
Fique atento, pois esta é uma leitura fundamental para o sucesso do seu negócio!
Saia na frente da concorrência da contabilidade online
De acordo com Michael Porter, uma das maiores autoridades do mundo quando o assunto é estratégia competitiva, existem duas formas de você destacar sua empresa perante à concorrência:
Diferenciação
Entregue serviços de valor único ao seu cliente. Isso envolve a escolha de um nicho específico de mercado para direcionar seus esforços e criar uma “experiência única” para aquele público-alvo. Um exemplo perfeito do uso dessa estratégia é a Apple, com a criação do Iphone.
A gigante de tecnologia mirou em um público-alvo e diferenciou seu produto dos demais criando uma experiência completamente inovadora para o usuário, de modo que quem comprasse um Iphone não teria apenas um telefone celular, mas diversos outros benefícios. Esse foi um marco para as indústrias de telecomunicações, que precisaram se movimentar, reinventando os seus produtos.
Liderança por custos
Essa estratégia baseia-se na melhoria dos processos internos (redução de custos operacionais) e na oferta de um produto padronizado que possa atender a um número maior de clientes a preços mais baixos, o que é possível com a contabilidade online.
Segundo Porter, o problema é que, com o tempo, os concorrentes começam a copiar o modelo de negócio, tornando os serviços muito parecidos.
Basta observar que, após o surgimento da Contabilizei, já apareceram diversas outras empresas similares na internet. Isso obrigou os donos de escritórios a reduzirem os valores dos seus serviços, diminuindo, assim, a margem de lucro.
Mas, diante dessa nova realidade do mercado, será que dá para o pequeno empresário contábil conquistar mais clientes sem ter que baratear os serviços? A resposta é sim. Saiba como a seguir.
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Reúna as duas forças: diferenciação da oferta, mais redução de custos
Fica difícil sustentar qualquer vantagem competitiva sem obter uma margem de lucro adequada, pois para aprimorar os serviços e apresentar resultados mais satisfatórios ao cliente, é preciso investir algum capital.
Dessa forma, Michael Porter defende que a solução é adotar as duas estratégias ao mesmo tempo, ou seja, diferenciar a oferta de produtos e serviços e reduzir os custos internos. Agora, vamos à etapa mais importante: como fazer com que sua oferta seja realmente diferenciada das demais?
Crie uma proposta de valor inigualável para o seu cliente
Foi assim que a Netflix criou um novo modelo de negócio e conseguiu se tornar líder de mercado, derrubando sua maior concorrente na época, a locadora de vídeos Blockbuster.
Graças à popularização da internet banda larga foi possível estruturar um serviço onde você pode escolher e assistir o filme que desejar sem sair de casa, por um preço bem competitivo (valor fixo mensal). Com a tecnologia do streaming os custos internos de distribuição do conteúdo diminuíram, o que lhe possibilitou oferecer uma grande variedade de filmes e séries a uma base muito maior de clientes.
Portanto, a chave do sucesso está em encontrar o seu público-alvo, aprofundar seus conhecimentos sobre ele; entender qual a sua maior “dor”, isto é, o maior problema do seu cliente –, e criar soluções que possam resolvê-lo. Já para reduzir os custos operacionais, é necessário investir em tecnologia.
Trazendo esse exemplo para a realidade contábil, é possível diferenciar sua oferta com pequenos detalhes. Por exemplo: focar em micro e pequenos empresários do ramo de estética e oferecer uma consultoria financeira personalizada, auxiliá-lo na negociação de melhores condições para compra de equipamentos etc.
Isso fará com que seus clientes se sintam mais amparados e aceitem pagar mais pelos seus serviços. Dessa forma, você estará pronto para enfrentar a concorrência acirrada da contabilidade online e crescer!
Essas são estratégias que podem ser aplicadas no seu escritório de contabilidade ou em qualquer outro ramo. Por isso, não deixe de compartilhar este conteúdo exclusivo do CIOnaNuvem com a sua rede de contatos, para que eles também possam alavancar seus negócios!