Aprenda as sete dicas sobre como contratar e reter os melhores talentos, forme um time engajado e reduza a rotatividade de profissionais no escritório.
Você contrata um novo funcionário, investe tempo e dinheiro capacitando-o para que ele esteja preparado para ajudar no dia a dia do escritório e quando você acredita que esse momento chegou, o funcionário decide sair da empresa.
Se essa situação já aconteceu com você, saiba que você não é o único.
Ela é uma dor de cabeça de muitos empresários contábeis, tanto os que atuam em pequenas cidades do interior, onde é comum os colaboradores decidirem se mudar para a cidade grande, quanto os que atuam nos grandes centros, que costumam perder bons funcionários para empresas de maior porte.
Quando se fala em gestão de pessoas, as maiores dificuldades que os empresário enfrentam são:
- Encontrar as pessoas com o perfil correto;
- Reter os melhores profissionais;
- Superar as deficiências na formação técnica;
- Comprometer as pessoas com as metas da organização.
Leia o artigo até o final e descubra como superar essas dificuldades para formar e manter uma grande equipe.
1- Comece certo, contratando as pessoas certas
“Demore na hora de contratar e seja rápido ao demitir”
A contratação de novos colaboradores é um dos processos mais importantes na empresa, mas poucos empresários dão a ele a importância devida.
É bastante comum que o empresário somente decida entrar no processo de contratação quando a situação na empresa realmente já está insustentável com o tamanho atual da equipe.
Isso transforma a contratação em uma emergência que precisa ser realizada o mais rápido possível. Isso, é claro, aumenta exponencialmente as chances das coisas darem errado.
A contratação deve ser um processo bem planejado, para que você seja capaz de garantir que está contratando alguém que atenda plenamente as necessidades da empresa.
Estabeleça os critérios para contratação
Defina o perfil, a experiência necessária, as qualificações e elabore uma prova para avaliação dos requisitos técnicos dos candidatos.
Invista em uma empresa especializada no processo de seleção e recrutamento
Esse é um investimento que certamente vale a pena, pois se você fizer um bom dever de casa, definindo bem o perfil do profissional que necessita, a empresa lhe poupará um tempo enorme.
Em vez de precisar entrevistar dezenas de profissionais, você conversará apenas com os candidatos que passarem pelo filtro da consultoria., o que não deve ser mais do que 3 a 5 candidatos por vaga.
2- Pague um salário compatível com o mercado
Muitos empresários têm a falsa impressão de que para manter um bom funcionário é necessário pagar uma remuneração acima da média do mercado.
Isso não é verdade, pois o salário está apenas na base da pirâmide da hierarquia das necessidades do colaborador.
Um baixo salário é sim um fator de desmotivação, mas um salário acima do mercado gera apenas uma motivação temporária.
Logo, o funcionário esquece e passa a aspirar a outras necessidades, tais como o reconhecimento pelo seu trabalho, a autoestima e o desenvolvimento pessoal.
Por isso, você deve manter sempre uma política de remuneração compatível com o seu mercado de atuação.
Tenha uma boa gestão de fluxo de caixa e nunca atrase salários
Por fim, destaco a importância de que você NUNCA atrase o pagamento dos salários, pois essa é a maior quebra de confiança que pode acontecer entre o empresário e os seus colaboradores.
Uma empresa que atrasa salários, atinge diretamente à base da pirâmide de motivação dos funcionários. O que arruinará, de forma permanente, os seus planos para delegar mais responsabilidades e aumentar os níveis de engajamento dos seus colaboradores.
3- Ajude o colaborador a planejar o seu futuro
A grande maioria das pessoas gostaria de ter um futuro melhor, mas são poucas as que se dão o trabalho de parar e pensar em que futuro é esse e o que precisa ser feito para alcançá-lo.
Um dos maiores desafios do líder é conseguir extrair o melhor de cada pessoa. E para isso, você precisa ajudá-la a planejar o seu futuro.
Ajude-a a criar uma visão de futuro, aonde ela quer estar em 10 anos.
Estabeleça metas em termos de quais habilidades ela precisa desenvolver, quais treinamentos precisa realizar e quais experiências precisa vivenciar.
Junte tudo e elabore um plano de desenvolvimento para cada colaborador.
4- Crie um bom clima no dia a dia da empresa
Outro aspecto essencial para deixar todos os colaboradores da sua empresa motivados é que a empresa tenha um bom clima organizacional, ou seja, que as pessoas gostem uma das outras e se sintam confortáveis no ambiente de trabalho.
Almoços com a equipe, celebrações de datas especiais, aniversários. Nunca pense que investir tempo e dinheiro com esse tipo de coisa vai diminuir a produtividade ou os lucros da sua empresa.
Muito pelo contrário, aumentar a motivação e a felicidade no ambiente de trabalho têm impacto direto no aumento da capacidade produtiva.
Outra dica muito valiosa, é sempre buscar elogiar o bom desempenho dos seus colaboradores. Faça isso de forma pública, de modo que todos possam ouvir o elogio.
E sempre que precisar fazer uma crítica construtiva para um colaborador, faça-o de forma reservada.
5- Seja um líder que inspira
Trabalhe sempre para ser admirado e respeitado pelos seus colaboradores, nunca para ser temido.
Um líder que inspira é aquele que tem a humildade de reconhecer que não sabe tudo. Por isso, ele valoriza as opiniões da sua equipe e procura motivá-los para que eles se manifestem sempre que tiverem ideias para melhoria nos processos.
Um bom líder acredita firmemente em um futuro melhor que o presente.
E para manter a chama dessa crença acesa, ele estabelece grandes metas e trabalha permanentemente para alcançá-las.
E, acima de tudo, ele evita desperdiçar o tempo e a energia, sua e de sua equipe, com queixas e reclamações.
6- Delegue responsabilidades
Delegar responsabilidades é provavelmente a atividade com maior potencial de resultados, tanto para o aumento da produtividade da empresa, quanto para o crescimento pessoal do funcionário.
Infelizmente, a maioria dos pequenos empresários não sabe, ou não quer delegar responsabilidades.
Para delegar responsabilidades (e não simplesmente tarefas) você deve seguir os 5 passos da delegação administrativa:
- Defina os resultados esperados: Focalize o quê, em vez do como, os resultados, em vez dos métodos.
- Estabeleça as orientações: As regras básicas (o que pode e o que não pode)
- Defina os recursos humanos, financeiros e técnicos que a pessoa pode lançar mão para alcançar os resultados.
- Defina como será feito o acompanhamento e a avaliação dos resultados.
- Esclareça as consequências: Deixe muito claro quais serão as consequências, de bom ou de ruim, como resultado da avaliação.
7- Premie o desempenho
O passo final é você criar um ambiente de meritocracia, que premie os colaboradores e times com maior desempenho.
Uma boa política é criar metas de desempenho e associá-las ao recebimento de bônus no final do ano ou do ciclo de planejamento.
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