O mundo está mudando muito rápido. A indústria da tecnologia descobriu o mercado contábil recentemente, porém, a contabilidade digital já é uma realidade.
E o Brasil, apesar de toda a burocracia, é um dos países mais informatizados do mundo. Basta perceber como o mercado bancário evoluiu nas últimas décadas: enquanto nos EUA as pessoas ainda fazem pagamentos enviando cheques pelo correio, aqui, nós fazemos transferências entre bancos em minutos e pagamentos através de DDA. Tudo pelo computador ou celular.
Da mesma forma, a emissão de guias e outras rotinas contábeis são, cada vez mais, tarefas atribuídas às máquinas, com robôs e algoritmos substituindo humanos, como acontece na Contabilizei, por exemplo.
No entanto, ainda é comum vermos a relação entre contador e empresário se resumir ao envio de notas emitidas e recebimento de guias para pagamento de impostos.
Alguns donos de empresas sequer reconhecem um balancete e um DRE, e não sabem como esses relatórios podem ser úteis para a gestão de sua empresa.
Se você ainda possui clientes que não enxergam a importância estratégica da contabilidade para o seu negócio, está correndo um sério risco de perdê-los para a concorrência da contabilidade online.
Isso significa que, para evitar a falência do seu escritório, você também precisa mudar! Veja a seguir como se posicionar como um parceiro estratégico do seu cliente e transformar a aparente “ameaça” da contabilidade digital em uma oportunidade.
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Melhore a sua eficiência operacional
A primeira coisa a fazer é aumentar a sua produtividade interna, reduzindo custos. Hoje existem diversas ferramentas que automatizam boa parte das rotinas contábeis.
São soluções que estão disponíveis na “nuvem” ou seja, numa plataforma online, — em um modelo de assinatura mensal —, oferecendo diversos benefícios por um baixo custo, principalmente a redução das atividades manuais, com menor possibilidade de falhas e retrabalho.
Amplie o relacionamento com seu cliente
O contador possui todas condições de ser um parceiro estratégico do seu cliente. Como? Orientando e fornecendo informações de valor, isto é, que realmente contribuam para o sucesso de sua empresa.
Esse é o papel central do profissional de contabilidade hoje.
Mas, para isso, é necessário estar próximo do seu cliente e conhecer a sua realidade financeira atual.
Forneça as ferramentas e informações adequadas
Você sabia que a maioria das pequenas empresas fecham antes de completar cinco anos? Muitas vezes, isso acontece devido a dificuldades na gestão do caixa. Por isso, oferecer ao empresário um recurso ou ferramenta para que ele consiga gerenciar melhor o seu fluxo financeiro é uma maneira de agregar valor aos seus serviços.
Pode ser desde uma simples planilha até um sistema integrado de gestão financeira.
Junto com isso, atue de forma proativa, dando toda a orientação e suporte necessários para que ele consiga efetuar uma boa gestão do caixa e evitar prejuízos em seus negócios.
Dessa forma, é possível construir uma relação de confiança, que vai muito além do que a contabilidade online pode oferecer, fazendo com que o empresário deixe de enxergá-lo como um mero emissor de guias e passe a vê-lo como um parceiro com o qual ele pode contar para enfrentar os desafios da sua empresa.
Isto, sem dúvida, será uma grande vantagem competitiva, levando para bem longe o risco de falência do seu escritório contábil.
Não sabe por onde começar? Conheça agora a solução completa para integrar o seu escritório de contabilidade com o sistema financeiro do seu cliente! Com o FAS – Alta Performance Contábil, você consegue padronizar e automatizar todos os processos contábeis, reduzindo os lançamentos manuais e eliminando as falhas. Para saber mais, clique aqui!